Mãe faz “peitolé”, picolé com leite materno, para filho bebê e viraliza

A mãe fez um “peitolé” para o pequeno, de 4 meses. A carinha dele mostra que o picolé estava realmente delicioso! – Foto: reprodução Instagram A criatividade desta...

A mãe fez um “peitolé” para o pequeno, de 4 meses. A carinha dele mostra que o picolé estava realmente delicioso! – Foto: reprodução Instagram

A criatividade desta mãe foi além! A cearense Loriane Ricalde, de 27 anos, fez um “peitolé” – um picolé com leite materno – para o filho Caetano, de 4 meses. A ideia viralizou nas redes sociais e chamou a atenção de internautas e profissionais de saúde.

Loriane conta que descobriu o picolé diferente ao começar a pesquisar ideias e dicas de amamentação para bebês, na internet. Ela disse que antes de dar a “sobremesa” para o filho, conversou com a pediatra e recebeu uma resposta positiva.

O vídeo da mãezinha mostrando Caetano experimentando o peitolé foi publicado no Instagram e rendeu muitos comentários! A mãe contou que o bebê amou e comeu tudo! [veja o vídeo abaixo]

Bebê feliz

Loriane acha que é importante variar a alimentação do bebê e, por isso, buscou mais informações na web. Ao ver a ideia do peitolé, quis se certificar se era indicado, de fato, para a criança.

“Perguntei à pediatra se podia, e assim que ela liberou, já corri pra fazer e gravar a reação dele”, contou a mãe.

Ela revelou que a reação do filho ao provar o picolé a surpreendeu positivamente.

“Achei que ele não ia gostar pela temperatura diferente. No começo ele realmente fez umas caretas, mas logo depois começou a querer mais e daí se empolgou e tomou o picolézinho até o final”, relatou a cirurgiã dentista.

Compartilhando a receita

O vídeo publicado na internet acumula, até o momento, mais de dez mil visualizações e Loriane conta que várias mães a procuraram para saber como preparar o picolézinho.

“Acho que isso foi o mais legal, muitas [mães] pediram a receita e dicas de como fiz e qual bombinha usei pra tirar o leite”, relatou.

O processo é simples e envolve poucas etapas: ela extrai o leite do peito através de uma bomba – que pode ser elétrica ou manual – coloca o líquido em forminhas de picolé e leva ao congelador. O “peitolé” fica pronto entre cinco a seis horas, informa a mãe de Caetano.

Pediatras recomendam o peitolé

Apesar do cuidado em procurar orientação pediátrica, o vídeo recebeu diversas críticas de internautas que pontuaram suposto risco da criança adoecer em decorrência da prática.

“Eu acho comum, tudo que viraliza acaba sempre recebendo críticas, né? E a amamentação ainda é um tabu para muitas pessoas. Entendo que essas críticas são apenas por falta de conhecimento a respeito do assunto”, afirmou a mãe de Caetano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo do “peitolé” pode ser utilizado para aliviar o bebê do calor e da erupção dentária.

No entanto, é importante salientar que ele não serve como forma de alimentação. Ainda de acordo com o órgão, é importante que a mãe tome todos os cuidados de higiene na retirada e armazenamento do leite materno para fazer o picolé.

O mesmo critério recomendado para doação do leite humano deve ser seguido com higienização rigorosa das forminhas, bomba de retirada do leite e de todos os recipientes envolvidos no processo.

 

Picolé de leite materno

Loriane, o esposo Deyvison e o pequeno Caetano - Foto: arquivo pessoal

Loriane, o esposo Deyvison e o pequeno Caetano – Foto: arquivo pessoal

Por Só Notícia Boa Com informações de O Povo