Ação do Outubro Rosa atenderá 100 mulheres por dia para exames preventivos

O projeto tem a parceria do Hospital Municipal de Cuiabá e o Centro de Especialidades Médicas A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com...

O projeto tem a parceria do Hospital Municipal de Cuiabá e o Centro de Especialidades Médicas

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), iniciou o planejamento das atividades do Outubro Rosa, na manhã desta segunda-feira (26).

O principal projeto será a grande estrutura que será montada, no pátio do complexo de saúde HMC, para atender até 100 mulheres por dia para a realização de exames preventivos ao câncer de mama.

Segundo a titular da pasta, Cely Almeida, a iniciativa tem o intuito de mobilizar as mulheres para prevenção e também oferecer a estrutura para tal, com atendimento médico, informação especializada e direcionamento.

“Nós temos muitas mulheres que não tem o conhecimento sobre a prevenção, não realizam os exames de rotina, muitas vezes por falta de condição financeira. Então a ideia é humanizar esse trabalho, abraçar as nossas mulheres e mostrar que a prevenção pode salvar vidas”, frisou Cely.

De acordo com o levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que ouviu mais de 3,7 mil mulheres, em todas regiões do país, a falta de informação ainda carece, sobretudo a importância e a melhor forma de diagnóstico precoce (tumores menores de 1cm), que pode significar até 95% de chance de cura.

A ação ainda conta com a parceria do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contará com uma estrutura em tenda de 20 x 40 metros, com consultórios montados em Octanorm (montagem octogonal dos stands), ambiente climatizado e toda equipe médica necessária.

“A saúde da mulher tem sido um dos pilares da nossa secretaria. Sempre estamos buscando parcerias para oferecer estrutura e atendimento especializado às mulheres. No Outubro Rosa não será diferente e vamos trabalhar firme em cima da prevenção”, destacou a secretária que sai de licença e retorna próxima segunda-feira (03).

Por Prefeitura de Cuiabá