Curso técnico de enfermagem bate recorde de inscrições

Vale lembrar que além do curso de enfermagem, a gestão Kalil Baracat tem disponibilizado vagas para vários outros cursos de formação e em diversos setores. O desejo de...

Vale lembrar que além do curso de enfermagem, a gestão Kalil Baracat tem disponibilizado vagas para vários outros cursos de formação e em diversos setores.

O desejo de fazer o curso técnico de enfermagem fez com que a dona de casa Isiane Paes de Barros, 44 anos, moradora do bairro da Manga – região do Cristo Rei – tomasse a decisão de passar a noite em frente a Secretaria de Assistência Social para garantir a sua inscrição. Ela foi a primeira da fila.

“Eu sempre sonhei em fazer esse curso, mas não tenho condições financeiras e quando soube que a Prefeitura Municipal iria abrir 30 inscrições para técnico de enfermagem não pensei duas vezes e resolvi tentar a sorte. Estou feliz com essa conquista e tenho certeza que antes mesmo de concluir o curso já estarei atuando no mercado de trabalho”, comemorou.

Ela conta que resolveu chegar antecipadamente no local de inscrição por saber que este curso seria um dos mais concorridos, e em função do número de vagas limitadas. “O curso é caro e muita gente, assim como eu, não tem condições de pagar, e esse programa Qualifica + VG tem dado oportunidade, principalmente, às famílias mais carentes de realizar uma capacitação, e de forma gratuita”.

Wanderson Sant’ Anna dos Santos, 29 anos, morador do bairro São Mateus, disse que o curso técnico de enfermagem é uma área que vai lhe auxiliar no futuro, e sem condições de pagar pela capacitação também recorreu a Prefeitura de Várzea Grande para garantir a inscrição. “Meus pais são idosos e o curso de enfermagem pode me auxiliar no futuro caso eles precisem de auxílio, além desse curso também abrir portas para o mercado de trabalho”.

Como explica a secretária de Assistência Social, a procura por essa modalidade surpreendeu pelo número de pessoas. “A demanda por essa mão de obra tem sido crescente e as pessoas estão buscando cada vez mais se preparar para o mercado de trabalho. Sabemos que nem todo mundo tem condições financeiras de pagar por curso de capacitação e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senac, está disponibilizando esse curso para moradores do município”.

Com relação às pessoas que resolveram passar a noite em frente à secretaria para garantir a sua vaga, a secretária Ana Cristina destaca que esta foi uma situação inesperada, mas entende a iniciativa das pessoas interessadas em fazer o curso, que é gratuito, e que abre perspectivas de mudança de vida e projeção de futuro.

A gestora também destacou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que é uma das instituições mais antigas que existe no Brasil em aprendizagem técnica e profissional para jovens e adultos.

O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, disse que já esperava grande procura neste curso, mas se surpreendeu pelo número de inscritos.

“Abrimos 30 vagas para o curso de técnico de enfermagem e tivemos 126 inscrições. A partir de agora vamos analisar todos os dados e os critérios para a certificação da matrícula dos novos alunos. Vale lembrar que além do curso de enfermagem, a gestão Kalil Baracat tem disponibilizado vagas para vários outros cursos de formação e em diversos setores. O programa Qualifica +VG tem garantido a mudança de vida de centenas de pessoas por meio da qualificação profissional”.

Ele disse ainda que foi aberta uma lista de cadastro de reserva e que caso haja desistência, o próximo da lista será convocado. “O curso de técnico de enfermagem tem duração de dois anos. As aulas serão realizadas no Centro de Convivência dos Idosos Vovô Zeid, de segunda a sexta-feira no período matutino”.

“É importante que a população esteja atenta a essas oportunidades e que busquem informações quanto aos cursos oferecidos, as vagas existentes e o prazo para inscrições. No primeiro semestre realizamos mais de 80 cursos e em diversos setores, e até o final do ano vários outros cursos serão realizandos, alguns já estão em andamento e tantos outros também terão início, por isso é importante que todos os interessados se informem, junto aos CRAS do município, onde geralmente ocorrem as inscrições”, pontuou.

Por Secom – VG