Grupos de trabalho fortalecem ações de prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado a conscientização e prevenção da depressão, uma das principais doenças responsáveis pelo suicídio Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20...

O mês de setembro é dedicado a conscientização e prevenção da depressão, uma das principais doenças responsáveis pelo suicídio

Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo e para pessoas de todas as idades. Para tratar desse assunto, grupos de trabalho da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, que atuam com crianças e jovens, estão discutindo essa temática – ainda que de forma lúdica – para chamar atenção a essa questão. O mês de setembro é dedicado a conscientização e prevenção da depressão, uma das principais doenças responsáveis pelo suicídio.

“É importante que as crianças e jovens aprendam o sentido da vida, mas saibam também que, durante a sua caminhada, muitos fatores irão interferir no seu humor, porque a convivência entre as pessoas nem sempre é harmoniosa, mas precisamos ter equilíbrio emocional para resolver todas as adversidades. A gestão Kalil Baracat preza pelo tratamento mais humanizado da população e não se furta em tratar de temas polêmicos como este”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Como explica a gestora, o trabalho realizado pelas orientadoras sociais fortalece as ações já desenvolvidas nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, e que compõem as atividades desenvolvidas em grupos que desenvolvem atividades com crianças, jovens, idosos e grupos de mães.

“As nossas orientadoras trabalham com todas as questões relacionadas à violência, e muitas delas estão relacionadas a instabilidade familiar, por isso a necessidade de estarem atentas aos sinais que podem demonstrar fragilidade na criança. A utilização de rodas de conversas, pinturas, jogos e atividades que desenvolvam a autoestima e o desenvolvimento cognitivo das crianças podem ajudar nesse processo de evolução e de equilíbrio mental”, destacou a secretária.

Por Secom – VG