Paciente viaja mais de 600 km para receber atendimento especializado no Centro de Tratamento de Queimados do HMC

Weslen Scalabrin sofreu queimaduras de 2º e 3º graus na área rural de Colíder O técnico em refrigeração Weslen Scalabrin, 28 anos, recebeu atendimento especializado no Centro de...

Weslen Scalabrin sofreu queimaduras de 2º e 3º graus na área rural de Colíder

O técnico em refrigeração Weslen Scalabrin, 28 anos, recebeu atendimento especializado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, após sofrer queimaduras de 2º e 3º graus, no município de Colíder (distante a 633 km de Cuiabá), no dia 05 de agosto.

Segundo ele, o acidente aconteceu quando ele foi fazer a troca de gás do freezer. “Ao soltar o gás para fazer o procedimento de uma nova carga de gás houve a explosão, e eu me queimei”, contou. O ocorrido foi no pesqueiro de propriedade de Weslen, que fica na área rural a mais de 50 km da área urbana de Colíder, onde recebeu o primeiro atendimento.

“Fui transferido para o CTQ do HMC porque em Colíder não tem atendimento especializado para queimados. Seria ótimo se na minha região, em Sinop a exemplo, houvesse um local para esse tipo de atendimento, pois sofri muito com o deslocamento, muita dor e muito buraco na estrada, nos trechos que não têm pedágio”, destacou Weslen.

Segundo o diretor-técnico, Vinicius Gatto, o paciente Wesley passou 14 dias internado no CTQ e a alta médica aconteceu no dia 25 de agosto. “O tratamento foi eficiente, com curativos, higienização e desbridamento. Ele não sente mais dor e as queimaduras foram cicatrizadas”, destacou.

“O CTQ é sensacional e o HMC está de parabéns. A equipe médica é maravilhosa e a enfermagem teve muito cuidado comigo, pois no começo eu sentia muita dor e mesmo assim respeitaram o meu limite com muita paciência e atenção. Quando eu estava triste, os profissionais também tentavam me animar. Fui tratado como filho, recebi amor e cuidado”, revelou Weslen.

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, destaca que no período de janeiro a julho deste ano o CTQ realizou 101 atendimentos.

“Referência no estado de Mato Grosso, muitos pacientes de outros municípios buscam por atendimento via SUS no CTQ do HMC. O setor é equipado e os profissionais especializados para tratar pacientes com queimaduras. As equipes são compostas por cirurgião plástico, clínico geral, enfermeiros e técnicos em enfermagem treinados”, informou.

Weslen é casado e espera a chegada do primeiro filho. Ele ficou feliz com o êxito no tratamento e recomenda o CTQ para outros usuários do Sistema Único de Saúde. “Aconselho todas as pessoas que sofreram queimaduras a virem para cá, pois o tratamento é 100% eficaz, além do acolhimento que a gente recebe. As pessoas são extremamente profissionais, confio totalmente na equipe de profissionais do HMC”, concluiu.

Por Prefeitura de Cuiabá