HMC e Hospital São Benedito ultrapassam a marca de 11 mil atendimentos relacionados ao setor de odontologia

As equipes atuam na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica e de outras infecções da cavidade oral A assistência odontológica hospitalar do Hospital Municipal de Cuiabá e...

As equipes atuam na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica e de outras infecções da cavidade oral

A assistência odontológica hospitalar do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) e do Hospital Municipal São Benedito (HMSB) atuam na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e de outras infecções e doenças de origem bucal. As equipes trabalham diariamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Centro Cirúrgico (se necessário) e sob parecer de especialidade nos demais setores de todas as unidades hospitalares, além da assistência direta aos pacientes internados nos setores das Enfermarias.

Entre janeiro a julho deste ano, a equipe odontológica composta por cinco cirurgiões dentistas e dois técnicos de saúde bucal, do Hospital Municipal de Cuiabá, realizou 8.576 atendimentos. No mesmo período, a equipe odontológica composta por duas cirurgiãs dentistas e uma técnica de saúde bucal, do Hospital Municipal São Benedito, realizou 2.815 atendimentos.

Entre os atendimentos mais frequentes estão associados ao diagnóstico, drenagem de abscesso, cirurgias orais, tratamento de lesões em mucosa, tratamento de infecções fúngicas e virais, controle de biofilme oral, tratamentos de mordedura involuntária, remoção de aparelho dentário, contenção dentária, exames clínicos, protocolos de higiene oral, promoção de saúde bucal,  redução de luxação de disfunção da articulação temporomandibular – ATM, suturas, fluorterapia, ajustes de próteses, tratamento e controle de dor e promoção e atividade educativa em saúde bucal.

O responsável técnico do setor de Odontologia do HMC, o dentista Renato Carvalho, explica que o trabalho da equipe para a prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica é por meio da manutenção dos protocolos de higiene oral, educação continuada com a equipe de enfermagem e elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão – POPs.

“As infecções podem tornar sistêmicas e agravar o quadro geral dos pacientes, o diagnóstico precoce de lesões ou tumores em cavidade oral e o tratamento clínico ou cirurgicamente adequado ajudam a evitar complicações, reduz o tempo de internação e o uso de antibióticos. É um trabalho diário e preciso, que melhora o quadro clínico dos pacientes e aumenta a rotatividade dos leitos”, destacou.

A responsável técnica do setor de Odontologia do Hospital Municipal São Benedito, a dentista Quezia Machado, destaca que o trabalho da odontologia no âmbito hospitalar agrega muitos benefícios, tanto aos pacientes, como ao sistema de saúde.

“Nosso objetivo é proporcionar um tratamento integral para o paciente. Na maior parte das vezes, pacientes na UTI apresentam higiene oral precária, em função de diversos fatores. Com o tempo de internação se estendendo, haverá o favorecimento da colonização bucal de patógenos respiratórios mais resistentes aos antimicrobianos, que podem acarretar para o paciente, implicações na sua condição sistêmica”, ressaltou.

No Brasil, a pneumonia nosocomial, que pode ser causada por acúmulo de bactérias e de doenças na cavidade bucal, é a segunda causa de infecção hospitalar e causadora de taxas significativas de morbidade e mortalidade em pacientes de todas as idades. Atinge de 10% a 15% das infecções hospitalares, sendo que de 20% a 50% dos pacientes afetados por este tipo de pneumonia vão a óbito.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a assistência odontológica hospitalar do HMC e do Hospital São Benedito presta serviço moderno e humanizado. “Fazemos uma gestão séria, que pensa nas pessoas e busca os instrumentos necessários para avançar na prestação da qualidade dos serviços de saúde. Trabalhamos firme e administramos para todos que precisam do Sistema Único de Saúde”, enfatizou.

Segundo o diretor-geral Paulo Rós, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra os dois hospitais, sob a gestão Emanuel Pinheiro, foi uma das pioneiras no estado de Mato Grosso a contar com assistência odontológica hospitalar.

“Nossa equipe odontológica é suficiente para cobrir toda a demanda e ainda contar com assistência a beira leito diariamente aos pacientes das UTIs. É um trabalho que proporciona humanização durante a internação e após a alta hospitalar. A gestão entende que a odontologia desempenha um papel central na recuperação e geração de qualidade de vida, pois a ausência destes profissionais impedirá um cuidado integral aos pacientes”, garantiu Rós.

Com Prefeitura de Cuiabá