A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a produção da agricultura familiar na região
A comunidade Barreiro do Buritizal, localizada na zona rural da capital, passou a fazer parte do programa ‘Agro da Gente’, criado pela gestão Emanuel Pinheiro e que tem como foco a valorização e geração de renda às famílias que vivem no campo. Desta forma, alguns equipamentos como trator, roçadeira, máquina de distribuição de calcário, foram destinados à região para auxiliar no fomento à agricultura familiar.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, esteve presente na tarde de sábado (20) na localidade e aproveitou para vistoriar a operacionalidade das máquinas. Segundo ele, em pouco mais de uma semana, o número de horas trabalhadas superaram positivamente as expectativas.
“Somente o trator fez mais de 50 horas. Isso é um ponto muito positivo e aliado a visão do prefeito Emanuel Pinheiro de aproximar o Poder Público dos cidadãos da zona rural esta é uma das formas, pois, a partir do momento em que há uma fiscalização, acompanhamento, conseguimos fazer com aquele equipamento que é público, reverta-se em benefícios”, comentou.
A presidente da associação de moradores, Maria Zuleica, não escondeu a gratidão diante de mais essa importante conquista para os produtores locais, contribuindo para o aumento do orçamento domiciliar, além de garantir o escoamento dos produtos fabricados. “Estamos muito felizes com tudo que chegou até nós. Nossa comunidade avançou muito, porém, creio que muito mais virá. Muito obrigada ao prefeito, Stopa e Vuolo, por tudo que fizeram por nós e ainda vão fazer”, completou.
Esta primeira etapa foi finalizada pela Prefeitura de Cuiabá. Já os próximos passos, consistem no monitoramento das ações propostas e fortalecimento das cadeias produtivas.
Agro da Gente
Uma iniciativa oriunda da administração atual, o Agro da Gente, estabelecido pela lei nº 6.809/2022, visa atender mais de duas mil famílias, estimulando agricultura familiar, promovendo o crescimento da fabricação e autoestima dos produtores de pequenas propriedades, atendendo a quatro cadeias produtivas: aves, leite, frutas, legumes, verduras (FLV) e peixes, com objetivo de levar a tecnologia, apoio técnico, qualificação, insumos e recursos necessários aos assistidos, garantindo aos consumidores, alimentos certificados e com selo de qualidade.