Curso de Confeitaria inspira alunos a criarem suas próprias receitas culinárias e financeiras

O curso também é uma nova oportunidade a quem deseja constituir o seu próprio negócio ou quem busca por uma renda extra a partir da venda de bolos, doces e produtos de festas.

Além de inspirar os alunos a criarem as suas próprias receitas, o curso de Confeitaria ensina a fazer a certificação dos produtos, o que vai garantir economia e a margem de lucro para cada item confeccionado. O curso também é uma nova oportunidade a quem deseja constituir o seu próprio negócio ou quem busca por uma renda extra a partir da venda de bolos, doces e produtos de festas.

A formação em Confeitaria está sendo oferecida, de forma gratuita, a moradores do bairro Jardim Marajoara, uma parceria de serviços entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A instrutora do Senac, Vanderly Santana lembra que no período da pandemia muitas pessoas perderam as suas rendas e foram obrigadas a buscar novas alternativas, como a confecção e comercialização de bolos e doces, para o sustento da família. “O setor da alimentação teve um crescimento muito grande, e as pessoas viram a possibilidade de trabalhar em casa e gerar o seu próprio sustento. Mas para que isso aconteça, é importante também que eles tenham conhecimento do setor, e dos cuidados no manuseio dos produtos e dos alimentos, como a higiene dos produtos e do ambiente de trabalho, boas práticas e a leitura correta dos itens de cada receita”, comentou.

A professora disse ainda que durante as aulas os alunos aprendem a fazer a certificação de cada item utilizado em uma receita, e o quanto vai gastar para confeccionar um determinado produto.  Dessa forma não haverá gastos excedentes e ainda terão uma margem de lucro. Muitas pessoas, por não terem essa noção, acabam gastando mais do que haviam previsto. E o nosso objetivo é fazer com que eles tenham essa compreensão. Tenho certeza de que todos os alunos que fizeram essa capacitação estão aptos ao mercado de trabalho”, completou.

A formação em Confeitaria é mais um curso de capacitação profissional que compõem o programa da gestão Kalil Baracat, ‘Qualifica + VG’, que visa capacitar pessoas para o mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo. “O nosso objetivo é que a população local tenha a oportunidade de buscar conhecimento em uma área de afinidade, ou de descobrir um novo mercado de trabalho”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Como lembra a secretária, o Município já foi contemplado com vários cursos e muitos deles no setor de alimentação; todos realizados com 100% de aproveitamento. “E em cada conclusão de curso é realizado um dia para a degustação dos produtos elaborados pelos alunos. Neste curso de confeitaria os bolos, tortas e doces foram aprovados não só pela técnica da assistência, como da primeira-dama, a promotora Kika Dorilêo que foi presenteada com uma cesta contendo vários produtos”.

OPORTUNIDADE: dona de casa, Daniela Alves Fernandes, 57 anos, disse que resolveu fazer o curso de Confeitaria para poder aprender um ofício que pudesse reverter em renda familiar, e o mais importante, sem sair de casa. “Meu marido é cadeirante e precisa de auxílio, por isso não tenho condições de trabalhar fora, e vi neste curso uma oportunidade de ter uma renda a partir da venda de bolos e doces. Esse curso é muito importante, principalmente, para as pessoas carentes que como eu não tem condição de investir em um treinamento, que na maioria das vezes são muito caras. Este além de ser gratuito, foi realizado no próprio bairro, o que me fez me inscrever no curso”, comentou.

Para Daniela Godoy, além de aprender uma nova profissão, o Curso de Confeitaria é a oportunidade de um novo recomeço. “Resolvi fazer esse curso porque quero me empreender no mercado de bolos e doces para festa. Com essa capacitação aprendi todas as informações necessárias para um bom gerenciamento, além de conteúdos importantes desde a escolha dos produtos, a elaboração das receitas, itens de higiene, organização da cozinha e manuseio dos alimentos. Estou feliz por essa oportunidade, e que essa gestão continue ampliando esse importante programa”.

O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva destaca que o curso de Confeiteiro realizado no bairro Jardim Marajoara contou com a participação de 20 alunos. “Com carga horária de 300 horas o curso teve início no dia 25 de abril e será concluído no dia 9 de agosto”, disse o servidor lembrando que todos os alunos receberão certificados de conclusão de curso.

Por Secom VG