Gincana nas escolas da Rede Municipal contribui para a aprendizagem sobre coleta seletiva de resíduos

A escola que somou mais pontos na gincana foi a EMEB Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, do bairro Mapim, ficando na primeira colocação com 1.080 pontos A...

A escola que somou mais pontos na gincana foi a EMEB Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, do bairro Mapim, ficando na primeira colocação com 1.080 pontos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem promovido ações em parceria com as demais pastas, associações e empresas da iniciativa privada, com o intuito de fomentar a reflexão e a conscientização dos estudantes sobre as questões que envolvem a preservação do meio ambiente e as iniciativas que fomentam a sustentabilidade como a reciclagem dos resíduos.

Durante o mês de junho, mês dedicado ao meio ambiente, a equipe da Educação Ambiental em parceria com a Associação do Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de MT(ASMATS), promoveu uma gincana entre escolas dentro do Projeto Educação Ambiental Transformadora, com o objetivo de recolher da natureza resíduos como plástico, papel, papelão, garrafas PET, diversos tipos de plástico, embalagens, latas, latinhas de bebidas, recebendo pontuações pela quantidade de Bags armazenadas.

Neste ano, a gincana contou com a participação de 12 escolas. Alunos e professores participaram, no mês de maio, de palestras de sensibilização orientadas pela presidente da ASMATS, Cidinha Nascimento, com orientações sobre os diferentes tipos de resíduos, a separação seletiva, a importância da destinação correta para o reuso e reciclagem.

Cidinha destacou que “no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos descartados são reciclados. A ação educativa ambiental permanente permitirá a tomada de consciência sobre a necessidade de conservação e preservação da natureza, melhorando, assim, a relação das pessoas entre si, e delas com o planeta”, destacou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.

A escola que somou mais pontos na gincana foi a EMEB Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, do bairro Mapim, ficando na primeira colocação com 1.080 pontos. A premiação ocorreu na manhã de sexta-feira (08), na própria escola. A unidade recebeu um notebook e os alunos ganharam sorvete após a cerimônia de premiação.

A diretora da escola, Elni Maria Monteiro, disse que o prêmio é o reconhecimento dos alunos que se empenharam para recolher os resíduos e também entenderam a importância da destinação correta do lixo. Os alunos do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) apresentaram uma peça teatral que mostra de maneira lúdica a classificação de todos os resíduos e sua destinação.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, disse que a gincana realizada nas escolas faz parte das ações implementadas em parceria com as secretarias municipais e é mais uma ferramenta para difundir as boas práticas que promovem a sustentabilidade. “Através de ações competitivas também é possível reforçar o aprendizado dos estudantes para que eles pratiquem no seu dia a dia, junto com sua família, a correta destinação do lixo, contribuindo com o meio ambiente com atitudes sustentáveis”, afirmou.

Para o secretário Silvio Fidelis, a proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade, como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, uma vez que o consumismo aumenta a produção de lixo comprometendo a sustentabilidade do planeta.

As escolas que participaram da gincana deste ano foram:

EMEB Rita Auxiliadora = 1.080 Pontos;

EMEB Aristides Pompeo de Campos = 620 Pontos;

EMEB Nair de Oliveira = 910 Pontos;

EMEB Ana Francisca = 300 Pontos;

EMEB Benedita Bernadirna Curvo = 290 Pontos;

EMEB Irenice Godoy de Campos = 260 Pontos;

EMEB Paulo Freire = 170 Pontos;

EMEB Eliza Maria = 150 Pontos;

EMEB Manoel João = 110 Pontos;

EMEB Ednilson Kolling = 50 Pontos;

EMEB Joaquim da Cruz = 50 Pontos;

EMEB Mamed Untar = 50 Pontos;

Por Secom – VG