Curso de cozinheiro encerra com a apresentação de cardápio

O curso de cozinheiro foi realizado na unidade do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, do bairro Cristo Rei e teve carga horária de 300 horas....

O curso de cozinheiro foi realizado na unidade do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, do bairro Cristo Rei e teve carga horária de 300 horas.

Vinte alunos que participaram do Curso de Cozinheiro, que faz parte do programa ‘Qualifica + VG’ promovido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai–MT), concluíram a capacitação com a apresentação de um variado cardápio. A noite dedicada à degustação do menu faz parte de todo o aprendizado para a formação do profissional.

Além de experimentarem na prática a elaboração dos cardápios frios e quentes, os alunos aprenderam a escolher o prato adequado para cada receita, como empratar a comida, como decorar os pratos para uma boa apresentação e a forma correta da distribuição de cada alimento no espaço adequado. O encerramento do curso também considerou a elaboração de um cenário próximo ao de um restaurante real.

A instrutora do Senai, Kátia Maria Salles de Oliveira, é formada em gastronomia e atua no setor há mais de 25 anos. Ela conta que o curso de cozinheiro foi direcionado à pessoas que já trabalham no setor ou àquelas que almejam atuar.  “Esse é um curso que consegue atingir o mercado de trabalho de forma rápida, uma vez que agrega vários mercados; dentre eles de bares, similares e de hoteleira. A carga horária destinada ao curso de cozinheiro é suficiente para que o aluno aprenda todas as técnicas necessárias para o aprendizado na área da cozinha, com aulas práticas e didáticas”, explicou.

A instrutora disse ainda que os alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cristo Rei foram proativos, atenciosos e participativos, e o mais importante, estão preparados para o mercado de trabalho. “Todo trabalho necessita de dois itens importantes, prática e interesse, além do amor pelo que faz. Estou muito feliz em ter participado dessa capacitação e espero que muitos outros cursos deste setor aconteçam em Várzea Grande”, pontuou.

A aluna Toracy Ângela dos Santos, moradora do bairro Parque do Lago, disse que já trabalha no setor alimentício e que resolveu fazer o curso para ter mais conhecimento na área de gastronomia e, ao mesmo tempo, aprender a fazer pratos mais elaborados. “Adorei participar dessa capacitação, que vai contribuir e muito na minha área de atuação. O setor de gastronomia requer capacitação contínua. Por isso é sempre bom estarmos atentas às mudanças e às novidades do setor”.

O Coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, explica que o curso de cozinheiro teve carga-horária de 300 horas. “As aulas tiveram início no dia 21 de março e foram concluídas no dia 5 de julho, com 100% de aproveitamento. Como os demais cursos oferecidos pelo programa ‘Qualifica + VG’, o de cozinheiro também superou todas as expectativas, dentro dos cursos no setor de gastronomia”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que todos os cursos que compõem o programa têm como diretriz o mercado de trabalho e o incentivo também ao empreendedorismo. “Muitos alunos buscam capacitação em diferentes áreas de atuação e muitos têm manifestado o interesse de montar o seu próprio negócio. Por isso é necessário que eles tenham, à disposição, todas as ferramentas e informações do mercado e de como empreender”.

Ela conta que ao divulgar nos canais de comunicação da Prefeitura de Várzea Grande as fotos dos pratos preparados pelos alunos do curso de cozinheiro, e sob a supervisão da instrutora Kátia Salles, várias empresas do setor, instaladas em Várzea Grande, manifestaram desejo de contratar um profissional, pedindo para que nossa equipe enviasse os currículos.

Ana Cristina destaca ainda que a gestão do prefeito Kalil Baracat tem oferecido diversas capacitações e ampliado as oportunidades de trabalho e em diversos setores. “Além da Secretaria de Assistência Social, as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, vem potencializando o empreendedorismo em Várzea Grande, visando a geração de emprego e distribuição de renda na nossa cidade”, concluiu.

Por Secom-VG