ARTIGO: Aumento de 5kg no peso adiciona uma carga de 20kg nos joelhos

Por Dr. Luis Fernando Maciel Cardoso* Quando falamos de excesso de peso, logo pensamos em complicações metabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e risco cardiovascular, falha dos...

Por Dr. Luis Fernando Maciel Cardoso*

Quando falamos de excesso de peso, logo pensamos em complicações metabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e risco cardiovascular, falha dos rins, má digestão, entre outras.

Mas existe uma complicação que traz muitos prejuízos, a artrose de joelhos. A relação entre a artrose e a obesidade é reconhecida há várias décadas.

Uma pesquisa verificou uma grande população de adultos com média de 37 anos, em que todos foram pesados duas vezes ao ano por um período de 35 anos. Com isso, os pesquisadores descobriram um alto risco de artrose de joelhos em pessoas com obesidade, particularmente nas mulheres.

Um dos achados mais importantes do estudo foi que a perda de peso prévia diminui a chance de uma mulher desenvolver esse problema.

Para se ter ideia, houve uma redução de 50% na probabilidade da artrose de joelhos a cada 5kg perdidos em mulheres que tinham excesso de peso ou obesidade.

A artrose, associada à obesidade, é facilmente explicada pelo fato de que a força que passa pelo joelho em uma caminhada num terreno plano corresponde de 3 a 4 vezes o peso do nosso corpo. Com isso, um acréscimo de 5kg na balança corresponde a um aumento de 15 a 20 kg sobre a articulação. Já durante uma subida ou descida de escadas ou corrida, a sobrecarga corresponde de 6 a 8 vezes o peso do corpo.

Quando você perceber os seguintes sintomas, procure um especialista:

  1. Dor no joelho após esforços e melhora com o repouso;
  2. Rigidez da articulação ao levantar-se pela manhã, que melhora com o início das atividades do dia;
  3. Presença de estalos com o movimento;
  4. Inchaço e calor;
  5. Aumento do volume dos joelhos;
  6. Limitação dos movimentos da articulação;
  7. Atrofia dos músculos da coxa.

Portanto, agora que você já sabe que a artrose é uma doença crônica, que o tratamento ajuda a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, é importante destacar que a perda de peso é, sem dúvida alguma, uma enorme aliada nesse processo. No mais, continue se cuidando e se precisar, conte com a gente.

*Dr. Luis Fernando Maciel Cardoso é graduado em Medicina pela Universidade de Cuiabá (2009). Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Municipal Antônio Giglio, Osasco – SP (2013). Especialista em cirurgia do joelho e trauma ortopédico, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional MT.