Projeto leva música e literatura a estudantes de MT em forma de roda de conversa

Quatro cidades do estado já estão no roteiro do grupo Nascido a partir da ânsia de seus realizadores em possibilitar aos jovens mato-grossenses mais acesso à arte, à...

Quatro cidades do estado já estão no roteiro do grupo

Nascido a partir da ânsia de seus realizadores em possibilitar aos jovens mato-grossenses mais acesso à arte, à música, à cultura, à educação e às letras, o Literamúsica tem como objetivo estimular os participantes a trocarem experiências com artistas em cena e escritores das mais variadas matizes literárias, que poderão expor suas obras, divulgar seus trabalhos e se envolver em um maravilhoso bate-papo com os estudantes das cidades visitadas e com o público em casa, de forma on-line.

Trazendo a ideia de um programa de televisão, com a participação de universitários na plateia, o Maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho, conversará com escritores e músicos das cidades de Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra e Cáceres em uma troca de conhecimentos, curiosidades, características do trabalho, ampliando, dessa forma, o contato com a nova produção literária e musical do estado.

“O primeiro programa acontece no dia 14 de maio, em Cuiabá, na Sala Anderson Flores (Cine Teatro Cuiabá), às 20h, com a participação de estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Eu ficarei numa espécie de provocação, levantando algumas questões relacionadas ao trabalho desses artistas, sua observação do atual momento para as artes no país, no estado e em sua cidade. E esse último questionamento se faz interessante por estarmos em locais diferentes”, explica Fabrício Carvalho.

Além de convidados como o poeta, literato, escritor e ator, Caio Ribeiro; da cantora, multi-instrumentista e compositora Pacha Ana e da cantora, compositora e também multi-instrumentista Si Azevedo, músicos e bandas das cidades visitadas também integrarão os convidados do Literamúsica, em uma grande jam session, onde os artistas terão a oportunidade de tocar, apresentar, recitar ao vivo suas obras e conversar com o público.

Para o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira, a arte é um todo, um contexto. “Quando você mistura, música, literatura e poesia em um encontro presencial com a comunidade estudantil, principalmente, torna-se um momento de reflexão, questionamento e lazer, que só a cultura pode possibilitar. Então, nós nos sentimos muito honrados, muito felizes em estar novamente em parceria com a Unemat, salientando a importância do momento histórico que o país vive. Especialmente neste momento de dor, de violência e desrespeito, é fundamental que aconteçam encontros como esses que nós, de uma maneira muito feliz, estamos participando”, destaca ele.

“O Projeto é financiado por uma Emenda Parlamentar do deputado Allan Kardec, também gerador inicial da ideia, juntamente com o Flávio Ferreira. São basicamente três instituições que estão presentes na execução do nosso projeto: a Unemat, o Cena Onze e a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da minha presença”, ressalta o maestro.

De acordo com o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro, prof. Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva, o Literamúsica é de crucial importância para dinamizar a extensão e a cultura no interior da universidade, além de promover a integração entre a Universidade do Estado de Mato Grosso e a sociedade. “O papel da Unemat é fundamental nesse projeto, já que ele será desenvolvido dentro dos seus ambientes escolares e integrará também outras instituições como a própria Universidade Federal de Mato Grosso, o Instituto Federal de Mato Grosso, a Associação Cultural Cena Onze e a MT Escola de Teatro. Todas serão convidadas para serem coparticipantes desse projeto que pretende promover um movimento cultural, voltado para a literatura e para a música”, enfatiza ele.

Além da condução do maestro Fabrício Carvalho, um espetacular elenco abrilhantará o projeto, com músicos no palco para acompanhar os artistas, o próprio maestro e os estudantes que também serão convidados a cantar e recitar em uma grande festa da cultura mato-grossense. Nas cordas (violão, cavaquinho, viola caipira), o multi-instrumentista Oliveira Filho fará a direção musical dos programas e dialogará com o maestro nas questões musicais. Além dele, o percussionista Cleiton Bolacha também garantirá um colorido todo especial às músicas que serão executadas ao vivo.

Serviço

O que: Literamúsica – Letras e Sons em Movimento

Quando e Onde: Cuiabá – 14 de maio, Cine Teatro Cuiabá (Sala Anderson Flores) e pelo canal do YouTube do CTC

Tangará da Serra – 23 de junho (Campus Unemat)

Cáceres – 25 de agosto (Campus Unemat)

Sinop – 10 de novembro (Campus Unemat)

Ingressos: Retirada de ingressos gratuita 1h antes do espetáculo (Capacidade da sala – 60 pessoas)

Horário: 20h (Mato Grosso)

Sugestão: 1k de alimento não perecível

Mais informações: (65) 99227-6215

Da assessoria