Alimentação saudável aumenta expectativa de vida em 13 anos, diz estudo

Uma pesquisa norueguesa publicada pela revista científica Plos Medicine aponta que pessoas que adquirem hábitos alimentares saudáveis podem aumentar a expectativa de vida em até 13 anos. O estudo analisou...

Uma pesquisa norueguesa publicada pela revista científica Plos Medicine aponta que pessoas que adquirem hábitos alimentares saudáveis podem aumentar a expectativa de vida em até 13 anos. O estudo analisou grupos populacionais da China, Estados Unidos e diversos lugares da Europa, separando a forma como alguns alimentos agem na média da expectativa de vida entre as faixas etárias de 20, 40, 60 e 80 anos.

Os pesquisadores separaram três dietas para realizar a análise: Ocidental, que inclui carnes vermelhas, alimentos processados, bebidas açucaradas e grãos; Ideal, que inclui grãos integrais, carnes magras, legumes e frutas; e Viável, incluindo alimentos dos outros dois tipos de dieta.

Foi possível concluir que quanto mais cedo se inicia uma nova dieta, mais anos você poderá ganhar de vida. A principal mudança acontece quando as pessoas substituem carnes vermelhas e processadas, grãos refinados e bebidas açucaradas por uma alimentação rica em grãos integrais, carnes magras, frutas e nozes.

Praticamente, trocando a dieta ocidental para a dieta ideal. Os alimentos que tiveram mais impacto na expectativa de vida, inclusive, foram as nozes, leguminosas e grãos integrais.

Diversos alimentos saudáveis em uma mesa
Estudo aponta que alimentação saudável aumenta expectativa de vida em 13 anos. Imagem: Natalia Lisovskaya/Shutterstock

Na semana passada, uma outra pesquisa comprovou que pessoas que consomem menos carne possuem menos risco de desenvolver câncer. No entanto, pesquisadores afirmam que o consumo de carne bovina não necessariamente aumenta o risco da doença.

O estudo aponta que o risco de câncer em pessoas que comem carne cinco vezes ou menos por semana é 2% menor. Enquanto aqueles que não consomem carne bovina, apenas peixe, têm um risco 10% menor.

Já os voluntários vegetarianos e veganos possuem um risco 14% menor para o câncer quando comparados com pessoas que consomem carne mais de cinco vezes por semana.

Por Olhar Digital