Comércio de Cuiabá pode funcionar normalmente no Carnaval, informa Associação Comercial

Data é considerada ponto facultativo, conforme decreto da prefeitura

O comércio da região metropolitana de Cuiabá poderá funcionar no Carnaval. A prefeitura da Capital decidiu manter o ponto facultativo entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março, ou seja, não será feriado. Já no dia 2 de Março (Quarta-Feira de Cinzas) o expediente será após às 13h, sendo ponto facultativo no período da manhã. A medida foi tomada com base no decreto nº 8.888, de dezembro de 2021, para minimizar o impacto econômico ao comércio.

“O comércio cuiabano foi bastante castigado nos últimos dois anos e precisa de estímulo para permanecer aberto, movimentando a economia, com geração de emprego e renda. Dessa forma, os empresários podem abrir as portas normalmente, sem ônus trabalhista, de acordo com o que foi definido na Convenção Coletiva de Trabalho”, explica o presidente da ACC, Jonas Alves.

Já quanto ao funcionalismo público municipal, não haverá trabalho nos órgão públicos de Cuiabá na próxima segunda (28), terça (1º de março) e quarta pela manhã (02 de março). O expediente será retomado às 13h da Quarta-feira de Cinzas.

A Prefeitura de Várzea Grande também considerou o período como ponto facultativo. Em outros municípios do estado a data pode ser considerada feriado. A decisão cabe aos prefeitos.

Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) os bancos estarão fechados nos dias 28/02, 1º/03 e voltam a funcionar a partir das 11h de quarta (02/03).

Shoppings Centers
Os shoppings de Cuiabá vão funcionar todos os dias em horários normais, ou seja, as lojas de segunda a sábado, das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h; praça de alimentação das 11h às 22h todos os dias e cinema conforme a programação.

Sobre a ACC
A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá foi fundada no dia 28 de julho de 1912, sendo uma das entidades mais antigas do Brasil. É pioneira no associativismo e sabe o valor da união de esforços. É uma entidade sem fins lucrativos e foi declarada de utilidade pública em 1952. Como sociedade civil, tem a finalidade de congregar pessoas físicas e jurídicas que exerçam qualquer atividade empresarial.

Por FACMAT
Fotos: Arquivo