Com ajuda de exoesqueleto, estudante tetraplégico caminha até o palco para receber diploma

Se há uma forma de descrever Aldo Amenta, é “sem limites”. Em 2015, o estudante venezuelano tinha acabado de entrar na Florida International University quando o impensável aconteceu:...

Se há uma forma de descrever Aldo Amenta, é “sem limites”.

Em 2015, o estudante venezuelano tinha acabado de entrar na Florida International University quando o impensável aconteceu: certo dia, durante uma confraternização, Aldo mergulhou em uma piscina rasa e quebrou o pescoço, deixando-o paralisado da cintura para baixo.

raio x da coluna do tetraplégico Aldo Amenta

Os médicos disseram a Aldo que ele nunca mais voltaria a andar, e sua vida mudou completamente em um instante.

Agradecido por estar vivo, o rapaz tirou uma folga dos estudos para trabalhar em sua recuperação, contando com a ajuda do preparador físico Guy Romain.

Após alguns meses de adaptação, Aldo aprendeu a confiar em seu fisioterapeuta, ao passo que sempre pôde contar com o apoio da família e de seus amigos.

Em 2018, Aldo inspirou aplausos de pé ao atravessar o palco da cerimônia de formatura para receber seu diploma universitário. Para fazer isso, ele usou um exoesqueleto enquanto Guy ajudava a apoiá-lo por trás.

Cerca de três anos depois do feito, ele repetiu sua proeza!

Aldo Amenta - tetraplégico andando para receber diploma de formatura

Em 2021, Aldo mais uma vez vestiu seu exoesqueleto e contou com a ajuda de Guy para andar com seus próprios pés para aceitar seu mestrado em engenharia biomédica.

Ele chamou a ocasião de “um dos maiores momentos da sua vida” e espera usar seu novo diploma para expandir e desenvolver tecnologias para ajudar pessoas com necessidades especiais a alcançar mais mobilidade física.

Aldo também quer inspirar outras pessoas com deficiência a nunca pararem de trabalhar em direção a seus objetivos, por mais inatingíveis que eles pareçam.

Aldo Amenta após receber o diploma de formatura.

“Eu queria atravessar o palco como meus colegas graduados para mostrar que todos somos igualmente capazes de alcançar qualquer coisa que nos propusemos, independentemente de origem, cultura, condições ou idade”, afirmou.

“Além de diplomas, títulos ou prêmios, acredito que a verdadeira realização é encontrada em nossa jornada. Compromisso consistente e disciplina são fundamentais, mas acreditar e agir é uma obrigação. Acredite em si mesmo e você inevitavelmente se tornará ilimitado.”

Aldo está provando o quão ilimitado ele é todos os dias! Atualmente, ele está pensando em fazer doutorado e espera receber tratamento com células-tronco ou um dispositivo estimulador para ajudá-lo a andar sozinho no futuro. Uma coisa é certa: Aldo nunca deixará de tentar dar o próximo passo em direção a um futuro brilhante!

Aldo Amenta em seu exoesqueleto com o seu amigo ao lado.

Assista Aldo andando no palco da cerimônia de formatura pela segunda vez no vídeo abaixo:

Por Razões Para Acreditar – com Inspire More
Fotos: Reprodução / Instagram: @aldolimitles