Benzedeira vó Francisca é homenageada com exposição fotográfica, filme e álbum musical

Os produtos artísticos que compõem o projeto “Fé de Francisca” serão apresentados ao público entre os dias 20 e 23 de janeiro, em Chapada dos Guimarães “Fé de...

Os produtos artísticos que compõem o projeto “Fé de Francisca” serão apresentados ao público entre os dias 20 e 23 de janeiro, em Chapada dos Guimarães

“Fé de Francisca” é uma homenagem, em vida, à benzedeira Francisca Correa da Costa, de 108 anos – Foto por: Henrique Santian

O projeto “Fé de Francisca” será apresentado ao público entre os dias 20 e 23 de janeiro, às 20h, no espaço Aldeia Velha, localizado na rua dos Guaicurus, nº 300, em Chapada dos Guimarães. O evento será gratuito e com entrada limitada, em razão da pandemia. O projeto foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Fé de Francisca” é uma homenagem, em vida, à benzedeira Francisca Correa da Costa, 108 anos, nascida na região de Lixeira, Lagoinha de Baixo, zona rural de Chapada dos Guimarães (MT). Vó Francisca, mãe de 12 filhos, parteira desde os seus 10 anos de idade, tem também um reconhecido trabalho na cura pela fé e pelas plantas do cerrado.

O projeto foi idealizado pelo fotógrafo documentarista e produtor audiovisual Henrique Santian. De acordo com ele, é fruto de uma relação singular e intuitiva, reunida de afeto e trabalho. Há sete anos, o produtor documenta artisticamente a vida de Francisca em registros fotográficos, vídeos e áudios. “Durante este tempo, grande parte se fez por respeito. No afeto dessa amizade, o tempo trouxe o merecimento de iniciar este trabalho”, afirma Santian.

Francisca é homenageada de diversas formas, como cita Santian. “Com o mérito foi possível realizar o projeto transmídia, reunindo fotografia, cinema, instalação, performance, música, dança e intervenção urbana, que empregou cerca de 60 pessoas, direta e indiretamente. Dentre eles, familiares de Francisca, artistas amigos para homenagem em vida aos 108 anos de Francisca”.

Produções artísticas

As intervenções estão sendo realizadas por Caio Ribeiro e Henrique Santian com a colagem de cartazes e lambe-lambe impressos montados por André Gorayeb com arte de Mavi e Paty Wolff. As duas artes foram criadas a partir de fotografias de Santian. A intervenção está ocorrendo em mais de 150 pontos entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As imagens também estarão disponíveis no site do projeto a partir do dia 20 de janeiro, acompanhe – www.santian.com.br.

O filme média-metragem, dirigido por Henrique Santian, é um híbrido entre documentário e videoarte, que retrata os saberes tradicionais de Francisca. “Ela nos convida, em sua fala mansa, para um mergulho no mundo deste universo encantado. A cura pela fé, o poder das plantas medicinais e suas memórias afetivas nos permitem perspectivas sensoriais, que são narradas artisticamente por personagens que afloram sua ancestralidade, produzido com vários artistas performers e contendo o altar de Francisca como instalação artística”, relata o produtor.

Santian ressalta que, por questões de ineditismo, o filme será lançado apenas em sessões presenciais sem veiculações virtuais. Acompanhe o cronograma de lançamento das próximas exibições pelo site www.santian.com.br.

Já o álbum é composto por músicas inéditas. Diversos artistas gravaram canções para homenagear em formato musical a centenária benzedeira. O disco foi produzido pelo músico e produtor Paulo Monarco.

A galeria fotográfica digital conta com a curadoria de Oswaldo de Carvalho Junior, que traz o olhar sensível e artístico do fotógrafo Henrique Santian em mais de 30 fotografias do acervo do projeto com inéditas.

“Estruturamos esse projeto amplo e diverso para tentar traduzir, com as mais variadas formas de arte, a grandeza da vó Francisca. Ela faz parte da vida de muitas pessoas e o projeto é uma tentativa de chegar ao tamanho e relevância da vida de Francisca”, explica Oswaldo.

Serviço

Pré-lançamento “Fé de Francisca”

Quando: de 20 a 23 de janeiro, às 20h

Local: espaço Aldeia Velha, localizado na rua do Guaicurus, nº 300 – Chapada dos Guimarães (MT)

Informações: (65) 99954-4900 (Amanda) ou 65 98152-3727 (Dudu)

Site: www.santian.com.br

Redes sociais: Instagram @henriquesantian / @seu_sete_

Por GOV.MT