Em Cuiabá as Bibliotecas Públicas Saber com Sabor funcionam com medidas de biossegurança e número reduzido de visitantes
Com o período de férias que tal uma opção divertida e que proporciona muitas descobertas? As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor estão funcionando com todos os cuidados e medidas de biossegurança. O projeto, nascido em 2001 com a criação da primeira biblioteca na Praça Clóvis Cardoso, possui seis unidades em Cuiabá e uma no Distrito de Nossa Senhora da Guia, e são uma ótima opção de lazer para crianças, jovens e adultos.
Das seis unidades do projeto na Capital uma está em reforma a do bairro Cidade Verde. As demais funcionam das 8 às 18 horas, com duas horas de intervalo no almoço para desinfecção. A exceção é a Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, localizada na Praça Clovis Cardozo, no cruzamento das Avenidas Isaac Póvoas e São Sebastião, que funciona também aos finais de semana.
Essa biblioteca possui um acervo de aproximadamente 15 mil exemplares entre livros, revistas, gibis e outros, a unidade tem espaço infantil e o Cantinho Cuiabano – presente em todas as unidades -, com obras de autores regionais, uma iniciativa que valoriza a cultura mato-grossense e cuiabana. Em 2019 passou por uma reforma que ampliou seus espaços.
Segundo a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Edvair Pereira Alves, o projeto ganhou o nome de Saber com Sabor porque a leitura de qualidade e valor proporciona a oportunidade de saborear a alma, a cultura e o espírito, nas páginas dos livros.
Para quem deseja visitar as Bibliotecas Públicas Saber com Sabor, a bibliotecária Vera Lúcia Mendes da Silva explicou que em razão das restrições impostas pela pandemia e mais recentemente os casos de gripe, quem for as unidades terá que tomar os cuidados recomendados pelas autoridades da Saúde e da Vigilância Sanitária. “Todos devem levar seus objetos de uso pessoal como copo, utilizar máscaras e álcool 70% e, para cumprir a orientação de distanciamento físico, as unidades estão funcionando com 50% da sua capacidade, ou seja, 10 pessoas mediante o horário de chegada”, disse Vera Lucia.
Nas unidades é permitido o uso dos computadores pelos frequentadores cadastrados, respeitando os intervalos para desinfecção dos equipamentos. Também estão acontecendo empréstimos de livros. Os exemplares emprestados, após a devolução, passam por quarentena e higienização ficando indisponíveis por um prazo de 5 dias.
As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor reúnem um acervo que gira em torno de 70 mil exemplares e, recebem constantes doações de livros, inclusive literatura estrangeira, que após serem selecionados, e de acordo com o que a lei permite, são encaminhados para as bibliotecas escolares ou entregues as crianças.
As bibliotecas Saber com Sabor estão localizadas no centro de Cuiabá e espalhadas pelos bairros Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde e Santa Isabel.
INFORMAÇÕES:
Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos
Inaugurada em dezembro de 2001, foi a primeira unidade criada por meio do Decreto 4659/2001. A unidade está localizada na Praça Clóvis Cardozo. Seu acervo reúne aproximadamente 15 mil exemplares entre livros, revistas, gibis. A biblioteca possui espaço infantil e acesso à internet.
Atendimento: de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, das 08h às 18 h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)
Endereço: Praça Clóvis Cardozo, Rua São Sebastião, s/n, Centro
Fone: 3313-3045.
Biblioteca Pública Saber com Sabor Idalina Rosa da Silva
Inaugurada em 31 de julho de 2003, possui acervo de aproximadamente 11.500 exemplares entre livros, gibis, revistas, espaço infantil e acesso à internet.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)
Endereço: Rua Allan Kardec, 359, bairro Santa Isabel
Fone: 3313-3070.
Biblioteca Pública Saber com Sabor Dona Canuta da Silva
Inaugurada em 24 de dezembro de 2004, possui acervo de aproximadamente 15.500 exemplares entre livros e revistas, gibis espaço infantil e acesso à internet.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)
Endereço: Rua Maranguape, s/n, bairro Pedregal
Fone: 3616-6850
Biblioteca Pública Saber com Sabor do bairro Pedra 90
Inaugurada em 05/09/2004 e reinaugurada em 26 de fevereiro de 2005, possui acervo de aproximadamente 7,3 mil exemplares entre livros, revistas, gibis e espaço infantil.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e 13h às 17h30.
Endereço: Av. Nilton Rabello de Castro, s/n, Bairro Pedra 90, ponto de referência Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Fone: 3616 – 6601
Biblioteca Pública Saber com Sabor Nilma Luiza da Silva Branca
Inaugurada em 07 de abril de 2006, possui acervo de aproximadamente 10.600 exemplares entre livros, revistas, gibis, acesso à Internet e espaço infantil.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)
Endereço: Quadra 14, Lote 36, Nº. 08, bairro Osmar Cabral
Fone: 3665-2785.
Biblioteca Pública Saber com Sabor Davidson da Costa
Inaugurada no bairro Cidade Verde em 01/12/2006. Com acervo de aproximadamente 8.200 exemplares entre livros, revistas e gibis. Espaço Infantil e acesso à internet.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09 às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção)
Endereço: Rua Terezinha, s/n, bairro Cidade Verde
Fone: 3616-6630
Biblioteca Pública Saber com Sabor Profa. Ana Cecília da Silva Grisólia (Dona Zizi) – Distrito de Nossa Senhora da Guia
A unidade reformada recentemente foi entregue a comunidade no dia 21 de outubro de 2021. Seu acervo reúne aproximadamente 3.500 exemplares entre livros, revistas, gibis e outras publicações de diferentes gêneros literários. No Cantinho Cuiabano estão disponíveis cerca de 300 livros e revistas. A unidade está funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h as 14h.
Endereço: Sede da subprefeitura do Distrito de Nossa Senhora da Guia, Rua Vicente Figueredo, nº 469, Centro
Ponto de Leitura
Quiosque de leitura – Praça do Distrito de Aguaçu
Inaugurado no dia nacional do Livro, 29 novembro de 2015.
Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.