Os prejuízos dos fogos na saúde dos pets

As celebrações de fim de ano costumam ter um ritual que não é unânime entre as pessoas, principalmente aos tutores de cães, gatos e demais animais domésticos. A...

As celebrações de fim de ano costumam ter um ritual que não é unânime entre as pessoas, principalmente aos tutores de cães, gatos e demais animais domésticos. A tradição de saudar a chegada do novo ano com fogos de artifício pode trazer prejuízos à saúde dos animais. E essa situação adversa se deve ao barulho em excesso causada pelas explosões luminosas.

As reações negativas aos animais vão desde um quadro de estresse, fuga e até mesmo a morte, isso porque, a depender do nível de abalo emocional do pet, ele pode sofrer uma parada cardíaca.

Há casos também de acidentes domésticos, a exemplo dos pets que na busca por um lugar seguro saem correndo e se chocam na parede ou outro objeto. Já os gatos, às vezes buscam abrigo em lugares diversos, e por vezes, podem se machucar ao adentrar em um espaço inapropriado.

Apesar das frentes contrárias ao uso de fogos de artifício com barulho, ainda não é possível estar imune a esta situação. A solução é buscar meios seguros para garantir o bem-estar dos animais.

Uma das alternativas é abrigar o animal dentro de casa, com um espaço apropriado de acolhimento voltado ao repouso do animal. Todo o ambiente deve ser à prova de barulhos. Feche a portas, cortinas e janelas. Dessa forma, o som ficará abafado e o animal mais confortável.
Outra frente de atuação é deixar a televisão ligada dentro do cômodo para amenizar o barulho que vem do lado externo. Esta atitude é válida, principalmente, se o tutor não estiver em casa na hora da queima dos fogos.

É válido frisar também o cuidado redobrado que se deve ter com os portões, janelas e sacadas. O período conturbado para o bem-estar do animal é um aliado para a tentativa de fugas e demais acidentes.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.