Projeto Geladeira Solidária atende cerca de 600 pessoas; Doações podem ser feitas todos os dias

Trabalhar como assessora da Prefeitura de Cuiabá me permite conhecer muitas histórias, muitos projetos, iniciativas em parceria com o Executivo que refletem positivamente na vida de tantas pessoas,...

Trabalhar como assessora da Prefeitura de Cuiabá me permite conhecer muitas histórias, muitos projetos, iniciativas em parceria com o Executivo que refletem positivamente na vida de tantas pessoas, de tantos carentes. Tenho a plena consciência de que as ações precisam ser coletivas.

Uma dessas ações, é o projeto ‘Geladeira Solidária’, mantido em conjunto pela gestão com à Associação dos Permissionários do Mercado do Porto e Grupo Solar. Qual seria a melhor maneira para ajudar as pessoas que  passam por dificuldades, principalmente em tempos tão difíceis por causa da  pandemia do coronavírus? Escrever  é dar visibilidade é uma estratégia, sem dúvida, mas eu posso fazer mais.

Fui até o Mercado do Porto para construção de uma matéria de serviço e fiz a minha parte. Escolhi produtos ricos em nutrientes e fiquei pensando que nesse período chuvoso,  um caldo ajuda muito.

Mandioca, abóbora, batata doce, jiló e quiabo. Sei que é uma pequena contribuição para suprir as demandas, mas sei também que fiz minha contribuição, o que faz  a diferença. “Fazer o bem sem olhar a quem”. Essa é a mensagem estampada nas geladeiras do projeto e que nos faz refletir.

Pequenas atitudes fazem a diferença. O projeto atende uma média de trinta famílias, na prática, cerca de seiscentas pessoas  por semana e esse número pode dobrar. Se cada um contribuir com um pouquinho, no final se tornará muita coisa.

Replicando o exemplo, meu companheiro de equipe, senhor Moacir Figueiredo, também decidiu e fez a doação. Colaborativo, mesmo em um dia chuvoso, colocou a mão na massa e ajudou a separar os itens a serem doados. Ele conta que quando viu a cena de dezenas de pessoas esperando para receber os itens. Emocionado, me contou que se colocou no lugar do outro e que saiu com o coração alegre meio a um ano tão difícil.

Explico que o projeto ‘Geladeira Solidária’ é mantido em parceria pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Associação dos Permissionários do Mercado do Porto e Grupo Solar. A ação consiste na arrecadação de alimentos perecíveis e não perecíveis dos 160 permissionários que todos os dias, pela manhã, entregam os produtos que não podem mais ser vendidos nas bancas mas que estão em perfeitas condições de uso.

“Foi um projeto que deu tanto certo que, há cada semana a procura aumenta. As pessoas ficam sabendo da ação e nos procuram. Conseguimos atender em média 600 (seiscentas famílias) semanalmente. Esse montante pode ser maior se mais pessoas se solidarizem e contribuam com a nossa ideia”, disse o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemos Júnior.

Diante do resultado exitoso, o presidente estende o convite para a população de um modo geral. “Se cada pessoa que for ao Mercado do Porto e deixar um item a ser doado, com toda certeza, esse montante que atendemos hoje pode ser dobrado. O que pode parecer pouco para alguns é bastante para aquele que passam necessidade, se não dizer que passam fome. Se espelhem em boas ações iguais a essa. Juntos podemos fazer muito mais”, declarou Junior.

As geladeiras, que foram entregues pelo Grupo Solar, sendo também o responsável pela manutenção dos equipamentos, foram instaladas na entrada principal do Mercado do Porto, onde diariamente são recebidas as doações e montados os sacolões que posteriormente são distribuídos às famílias cadastradas.

“Realizamos um cadastro das famílias que retiram os sacolões de quinze em quinze dias, para que de forma organizada, sejam divididos por turmas. A retirada é feita por grupos, a fim de evitar a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente. Após receber a doação quinzenal, as pessoas já saem com a data do agendamento para o retorno”, explicou o presidente.

O presidente aponta que em média estão sendo distribuídos 150 sacolões/dia, sendo atendidas 30 famílias por semana, o que representa 600 pessoas beneficiadas. “Estamos satisfeitos com mais essa parceria com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que cedeu o espaço para execução do projeto e fornecimento da energia. Estamos muito satisfeitos e com a certeza que iremos ajudar mais famílias ainda esse ano”, concluiu Junior Lemos.

Reprodução: Prefeitura de Cuiabá