Salão Jovem Arte faz homenagem à Marília Beatriz nesta quarta, no Sesc Arsenal

Como uma das últimas atividades do 26º Salão Jovem Arte, serão lançados nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, no Teatro do Sesc Arsenal, três livros de autoria de Marília Beatriz de Figueiredo Leite – um deles em coautoria de Caio Augusto Ribeiro – além da exibição do documentário “Cuiabá – Marília Beira-Mar”, de Luiz Marchetti. A entrada é gratuita.

Marília Beatriz é uma das 11 artistas homenageadas em memória pelo Salão Jovem Arte e, inicialmente, seria uma das curadoras. No entanto, faleceu em julho de 2020, em decorrência da covid-19.

O documentário “Cuiabá – Marília Beira-Mar” e o livro de poesias em coautoria com Caio Ribeiro “Loucos e Sábios: O livro dos diamantes”, publicado pela Entrelinhas Editora, tiveram um lançamento on-line em maio deste ano, mas será a primeira vez com atividades presenciais.

As obras compõem o projeto Cuiabá – Marília Beira-Mar, do CALM, contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, que reconhecem-na como mestra da cultura mato-grossense, de tal maneira inconteste que o edital tem o nome dela: o Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite.

Os outros dois livros a serem lançados no evento –  “Tremor Essencial”, “Lugar do desejo: confesso?” – são inéditos e estavam aos cuidados da Entrelinhas Editora desde antes da partida da escritora, já que esperavam momento mais oportuno para publicá-los, em razão do agravamento da pandemia, em 2020. Infelizmente, Marília Beatriz não estará corporalmente no lançamento.

De toda maneira, Marília Beatriz é imortal! Membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), da qual foi presidente por dois anos, a poeta era graduada em Direito e mestra em Comunicação e Semiótica, foi uma das fundadoras da Universidade Federal de Mato Grosso e marcou a Educação, a Comunicação, as artes e as culturas do Estado.

Atuou como advogada, escritora, teatróloga e professora. Publicou cinco livros de autoria solo em vida, esses três após a partida e tantos outros em obras coletivas.

Exposição aberta

A maior exposição de artes visuais de Mato Grosso – o Salão Jovem Arte – encerrou, no último fim de semana duas das três mostras. Quem quiser ver a Exposição da Categoria Fotografia e Artista Homenageado em Vida, o fotógrafo Rai Reis, pode visitar gratuitamente a Galeria do Sesc Arsenal até o dia 23 de janeiro, de terça a sábado, das 14h às 21h e aos domingos, das 14h às 20h.

Reprodução: Entretê