Teatro de Bonecos se apresenta gratuitamente no DF entre 12 e 18 de dezembro

Durante sete dias o Distrito Federal poderá vivenciar a magia do teatro de bonecos em diversas regiões administrativas. A edição do Festival de Teatro de Bonecos (Festineco) 2020...

Durante sete dias o Distrito Federal poderá vivenciar a magia do teatro de bonecos em diversas regiões administrativas. A edição do Festival de Teatro de Bonecos (Festineco) 2020 do Gama, começa neste domingo (12/12), com apresentações do mestre Chico Simões, às 11h, na Feira Permanente do Gama, ao lado do Santo Bar Rock Beer. No entanto, desde às 10h30, um cortejo de bonecos gigantes andará pelos corredores da Feira para chamar os frequentadores do evento para a apresentação.

O festival é gratuito e também se apresentará, ao longo da semana, em escolas do Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. O encerramento será no próximo sábado (18/12), às 9h30, no Restaurante Comunitário do Gama. O evento é aberto a todos os públicos e patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Coordenador e idealizador do evento, o bonequeiro Marco Augusto Rezende destaca que o Festival pretende trabalhar a “vocação cultural do Gama, cidade do DF que atualmente possui vários grupos que trabalham e pesquisam o teatro de animação”. Marco explica que o evento deveria ter sido realizado em 2020, mas devido à pandemia, somente agora a edição do ano passado será realizada.

“Estamos em clima de Olimpíadas, pois também vamos nos apresentar um ano depois do previsto (brinca). Claro, que independente de qualquer coisa, o importante é que levaremos a tradição e fascínio dessa arte milenar para várias partes do DF. E isso é maravilhoso”, aponta.

Além das apresentações durante os sete dias de evento, os interessados poderão visitar uma exposição de bonecos na sede da Voar Arte Para Infância e Juventude (SMA Conjunto K, lote 5, Gama, no Pró-DF, perto do Departamento de Trânsito). Outro diferencial é que as apresentações terão recursos de acessibilidade, com intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição (os equipamentos estarão disponíveis nas apresentações, basta que o público solicite aos organizadores durante o evento).

Confira a programação:

Abertura:

  • Domingo (12/12) — 11h:
    Brincando na Praça — Chico Simões (DF)
    Endereço: Feira Permanente do Gama Shopping Popular do Gama (ao lado do Santo Bar Rock Beer)
  • Segunda-feira (13/12) — 14h
    Resenha de Mamulengo — Mamulengo da Folia (SP)
    Endereço: Escola Classe 203 Santa Maria
  • Terça-feira (14/12) — 14h
    Inventos Alegres do Vovô — Cia Jorge Crespo (DF)
    Endereço: Centro de Ensino Agrourbano Ipê – CAUB Riacho Fundo II
  • Quarta-feira (15/12) — 10h
    Unkita y el Zorro — El pez Soñador (Chile)
    Endereço: Escola Classe 02 do Gama
  • Quinta-feira (16/12) — 14h
    Mamulengo Pilombetagem — Cia Pilombetagem (DF)
    Endereço: Escola Classe 02 do Gama
  • Sexta-feira (17/12) — 10h
    Bonecos em Festa — Circo Boneco e Riso (DF)
    Endereço: Centro de Convivência (Cose) Recanto das Emas

    Encerramento:

  • Sábado (18/12) — 9h30
    Exemplos de Bastião — Mamulengo sem Fronteiras (DF)
    Endereço: Restaurante Comunitário do Gama

    Eventos gratuitos e livres para todas as idades

Reprodução: Correio Braziliense