Programação para todos! EBANX oferece curso gratuito a moradores de Curitiba em situação de vulnerabilidade social

Muita gente tem vontade de aprender programação, mas não tem condições de pagar por isso. Se identifica? Conhece alguém assim? Foi pensando nessas pessoas que a empresa do...

Muita gente tem vontade de aprender programação, mas não tem condições de pagar por isso. Se identifica? Conhece alguém assim?

Foi pensando nessas pessoas que a empresa do mercado de soluções em pagamento EBANX criou o Códigos do Amanhã, curso totalmente gratuito para formação na área de programação, dirigido a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O projeto é voltado para moradores de Curitiba e região metropolitana e sabe o melhor? Não é necessário nenhum conhecimento prévio em programação.

Podem participar candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou que irão concluir até o fim de 2021, e comprovem renda mensal de até 800 reais. O programa oferece 50 vagas, conta com metodologia da Resilia Educação e será realizado no formato online e presencial, com início em fevereiro de 2022.

Anna Caroline, que é da periferia de Curitiba, participou de um dos cursos da Resilia voltado para o mercado Tech. Chegou sem saber nada sobre programação. Depois de se formar, não passou só em um grande processo de seleção para estágio, mas em três. Escolheu trabalhar no próprio EBANX, como estagiária de produto.

Mudou não só a minha vida, como a vida de muita gente da minha sala. A minha história não é uma exceção. Além de programação, é um curso de comportamento. Através das aulas de soft skills, consegui me alinhar com o mundo do trabalho. São seis meses que separam a Anna do passado da Anna de agora”, diz ela.

Anna faz estágio na área de produtos do EBANX. Foto: Anna Caroline/arquivo pessoal

Com a iniciativa, o EBANX almeja proporcionar uma experiência completa para capacitar novos desenvolvedores Web Full Stack, modalidade que dialoga com todas as tecnologias de front-end (a aparência de um site ou aplicativo), de back-end (toda a parte interna de funcionamento) e de banco de dados.

“Olhando para o mercado da tecnologia, há uma crescente demanda por novos profissionais, mas as oportunidades nem sempre são as mesmas para todos, considerando as trajetórias e desafios pessoais. Neste contexto, aprender programação é um caminho de empregabilidade”, afirma a coordenadora de Comunidade do EBANX, Michelle de Cerjat.

O programa é totalmente custeado pelo EBANX e destina metade das vagas para candidatos negros, pessoas com deficiência, pessoas trans e mulheres – maravilhoso!

Além de aprender fundamentos básicos de tecnologia, com conteúdos sobre redes, programação, banco de dados, arquitetura, segurança e qualidade, os participantes contarão com o acompanhamento de um time multidisciplinar de profissionais da fintech e terão a oportunidade de desenvolver diferentes habilidades comportamentais, como liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, empatia e resiliência, com vistas a se prepararem para a sua entrada no mercado de trabalho.

Para aqueles que não possuem computador, não há com o que se preocupar: serão oferecidos todos os equipamentos e a estrutura necessária para os selecionados do programa, além de uma bolsa-auxílio de R$1 mil, vale alimentação e vale transporte, entre outros benefícios já previstos.

O regulamento completo e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no site do projeto, junto com o formulário para inscrições, acesse: https://codigosdoamanha.ebanx.com/

Reprodução: Razões para Acreditar