Exposição marca o dia internacional da pessoa com deficiência

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na sexta-feira (3), a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou uma exposição...

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na sexta-feira (3), a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou uma exposição especial contemplando iniciativas voltadas à conscientização sobre os direitos e igualdade de oportunidades. A ação foi realizada no Sesc Arsenal.

De acordo com a coordenadora adjunta da pessoa com deficiência, Rosemildes Thomann, o evento foi planejado em parceria com as intuições e secretarias municipais.

“Trata-se de um momento de reflexão sobre a construção de um mundo mais acessível, mais inclusivo, mais sustentável, com respeito às diferenças”, afirma.

Para a secretária-adjunta de Assistência Socia, Clausi Barbosa, mediante a sensibilidade da gestão Emanuel Pinheiro, foi criada uma coordenação voltada para ao atendimento. Ela destaca que o município já teve avanços importantes, principalmente na qualificação deste público.

“Quando debatemos sobre inclusão, estamos falando de um compromisso ético social, no qual é necessário pensarmos, em conjunto, como construir uma sociedade que seja para todos e todas. Por isso a união com essas instituições e associações”, pontua.

A diretora do Centro de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo, Pedrolina Jesus de Brito, explica sobre o trabalho desenvolvido pela escola com os alunos que possuem deficiência auditiva, visual e autismo. Ela destaca que a escola desenvolve um trabalho ensinando a primeira língua, como libras, utilizando de matérias adequados e professores qualificados.

“Participar de uma exposição em conjunto com diversas instituições nos dá a oportunidade de mostrar para as pessoas com deficiência que existem escolas adaptadas para eles. Ficamos agradecidas pelo convite”, concluiu.

Reprodução: Prefeitura de Cuiabá