Biblioteca Estevão de Mendonça promove incentivo à leitura durante Expedição Araguaia-Xingu

Para levar cultura à população de todos os cantos do Estado, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é parceira na 3ª Expedição Araguaia-Xingu, que acontece de 18...

Para levar cultura à população de todos os cantos do Estado, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é parceira na 3ª Expedição Araguaia-Xingu, que acontece de 18 de novembro a 05 de dezembro. Com o projeto Biblioteca Itinerante, uma equipe do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) desenvolve atividades de incentivo à leitura nas cidades e aldeias indígenas visitadas pela ação de cidadania promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.

A expedição, que é realizada por meio da Justiça Comunitária, já atendeu até esta quarta-feira (24.11), moradores dos municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha, e indígenas da etnia Kaiapo Metuktire, na Aldeia Piaruçu. Nesse período, a Biblioteca Itinerante já realizou mais de um mil atendimentos, que incluem atividades pedagógicas como oficinas com materiais recicláveis, distribuição de livros e contação de histórias.

A programação irá contemplar ainda as cidades de Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho, e outras aldeias indígenas da região. Junto com a atividades culturais da Biblioteca Itinerante, a população tem acesso a diversos serviços do Poder Judiciário, como homologação de divórcios, regularização de pensão alimentícia, emissão de documentos, declarações, registros civis, dentre outros.

O projeto Biblioteca Itinerante acompanha o Poder Judiciário desde a primeira edição da Expedição Araguaia- Xingu.  Na edição 2021, fazem parte da equipe as servidoras Waldineia Almeida, Helena Maria da Costa, Fabiola Arruda, Rosely Ribeiro e Antônio Hélio Capistrano.

Mais informações sobre a 3ª Expedição Araguaia-Xingu estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), link aqui.

A Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça

Com o intuito principal de desempenhar o papel social da Biblioteca Pública, o projeto realiza atividades de promoção da leitura em locais distantes e carentes da capital e do interior do Estado.

A Biblioteca Itinerante incentiva o processo de formação de leitores por meio de doação de livros, principalmente de obras mato-grossenses, peças teatrais, contação de histórias, dentre outras ações.

“É uma ação que apresenta à sociedade o conceito de equipamento cultural ativo no processo de desenvolvimento sociocultural do indivíduo. Nossa missão é levar ações de acesso ao livro e de promoção da leitura, atendendo as regiões que não têm acesso à biblioteca”, explica Waldineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

 

Reprodução: Governo de Mato Grosso