Ressonância magnética e câncer de próstata

Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes em cada 100 mil...

Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes em cada 100 mil homens, de acordo com dados do Inca.

É o segundo câncer mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele em números de incidência. Por isso a importância e atenção para a prevenção e diagnóstico.

O câncer de próstata geralmente surge como uma doença silenciosa e indolor. Além disso, muitas vezes os sintomas podem ser confundidos ou atribuídos a outras doenças, dentre eles, sangramento urinário, dificuldade para urinar ou ir ao banheiro muitas vezes, tanto de dia quanto à noite, podem ser sinais de alarme. O envelhecimento por si só já é um fator de risco, alinhado a estes outros.

A principal orientação é ir ao urologista regularmente, sendo o caminho para a detecção precoce, seguindo as indicações clínicas. Para pessoas com parentes próximos que tiveram a doença mais jovens, os exames podem começar um pouco antes.

"A recomendação médica é que se façam exames 
de toque retal e PSA a partir dos 50 anos"

E no segmento de diagnóstico, o exame mais prosomissor é a ressonância magnética (RM) multiparamétrica da próstata. A  RM da próstata é um exame por imagem com excelente acuidade diagnóstica, muito importante na avaliação desta glândula masculina em diferentes patologias. Este exame tem suas indicações precisas, que vai desde o rastreamento, estadiamento de câncer, planejamento terapêutico, vigilância ativa e seguimento após a cirurgia.

A partir deste exame se consegue avaliar e analisar a anatomia da próstata, reconhecimento de possíveis lesões suspeitas e classifica-las dentro de baixa e alta suspeição, e também indicar biópsia. Nem todo nódulo palpável é câncer e nem todo aumento do PSA ocorre por câncer.

Portanto, a Ressonância Magnética da Próstata pode ser utilizada para investigar e definir com maior precisão, inclusive, o local para biópsia.

A Ressonância Magnética de 3Tesla, disponível no estado de Mato Grosso  apenas no IMEDI (Instituto Médico de Diagnóstico por Imagem), permite a visualização de lesões menores com mais detalhes, maior velocidade e o mesmo conforto. Do ponto de vista de diagnóstico, a ressonância magnética apresenta uma acurácia tão boa quanto à biópsia, sobretudo nos tumores mais agressivos.

O tratamento do paciente com esse câncer depende do estadiamento e  grau de evolução, que pode ser de seguimento clínico, tratamento hormonal, radioterapia e cirúrgico radical. O câncer de próstata pode ter cura, no entanto é necessário ter um diagnóstico preciso, seguro e precoce, com profissionais especialistas, para que se obtenha sucesso no tratamento.

Aproveite o movimento do Novembro Azul e se conscientize o ano todo. É preciso falar, é preciso incentivar e explicar o processo de detecção para um diagnóstico mais precoce possível e possibilidade de um tratamento curativo.

Nathalia Simi Mendonca é radiologista do Grupo Imedi

 

Fonte: Assessoria