Jornalista lança livro de poesia na Casa Cuiabana; programação terá show da banda Desheróis

O jornalista Túlio Paniago lança, neste domingo (14), o livro de poemas “Distopoesia pós-apocalírica”, da Editora Brilho Coletivo. O evento será a partir das 16h, na Casa Cuiabana, e...

O jornalista Túlio Paniago lança, neste domingo (14), o livro de poemas “Distopoesia pós-apocalírica”, da Editora Brilho Coletivo. O evento será a partir das 16h, na Casa Cuiabana, e conta com o show da banda Desheróis.

O projeto foi contemplado pelo edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O repertório da banda convidada é composto por covers e músicas autorais, dentre as quais há letras assinadas pelo autor do livro, que também sobe ao palco em alguns shows. “É muito comum, quase uma tradição na música brasileira, essa prática de musicar poemas”, contextualiza Túlio.

A parceria da banda com o jornalista já dura uma década. E, embora Túlio tenha tido alguns poemas musicados ao longo desse período, o autor fez questão de reunir apenas poemas inéditos no primeiro livro. São todos bem curtinhos e escritos entre 2018 e 2021.

A obra apresenta uma compilação de 70 poemas que, juntos, compõem uma narrativa poética acerca do mundo contemporâneo. “São, em geral, relativamente leves e descontraídos, ponteados por figuras de linguagem que potencializam certa comicidade, e ainda assim conseguem ser um tanto provocativos”, avalia o autor.

Além de poder adquirir o livro autografado ao som de música autoral cuiabana, o público poderá acessar um cardápio variado, como hambúrguer artesanal; coxinhas e pizzas veganas; brownies, bombons e brigadeiros especiais; além de cervejas tradicionais, chope (Pilsen e APA), água e refrigerante, naquele clima gostoso de feira gastronômica.

O livro será lançado na área externa da Casa Cuiabana, espaço amplo e arejado, mas, ainda assim, é necessário cumprir os protocolos de biossegurança.

Sobre o autor

Jornalista (UFMT), dramaturgo (UNEMAT) e roteirista (AIC-SP) por formação, Túlio Paniago se dedica, além de trabalhos relacionados ao jornalismo, a afazeres artísticos em diferentes áreas.

No audiovisual, foi roteirista e diretor do curta-metragem Fraternal (2021), produzido pela Terra do Sol Filmes. No teatro, assina a dramaturgia dos espetáculos In-cômodo (2019), A cerca de nós (2019), O Quinto (2020), Depois do fim do mundo vem sempre outro dia (2020) e Exóticos (2021).

Foi um dos autores selecionados pelo Prêmio Pixé de Literatura (2019) e pelo Festival Dramaturgias em Tempos de Isolamento-SP (2021).

Também é letrista da banda Desheróis, que ficou em segundo lugar no Festival Jardim Autoral (2021). E já trabalhou como repórter em alguns veículos de comunicação de Mato Grosso.

Reprodução: Entretê