Estudantes de 12 a 14 anos representam Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros

Depois de garantir os títulos de campeões nos Jogos Escolares Mato-grossenses, os estudantes de 12 a 14 anos representam o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) a partir...

Depois de garantir os títulos de campeões nos Jogos Escolares Mato-grossenses, os estudantes de 12 a 14 anos representam o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) a partir desta sexta-feira (29.10), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ). O evento prossegue até a próxima sexta-feira (05.11).

Com disputas de modalidades coletivas e individuais, a competição conta com representantes das 27 unidades da Federação. A delegação de Mato Grosso é composta por equipes e atletas vencedores nas competições escolares estaduais realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também organizou a participação mato-grossense na fase nacional.

“A expectativa de resultados é muito boa, conseguimos trazer nossos melhores atletas nessa faixa etária. Valeu a pena todo o esforço para realizar os Jogos Escolares neste ano em Mato Grosso e garantir essa boa representação por aqui”, relata o coordenador de Eventos Esportivos da Secel, Adriano Augusto de Oliveira.

Nas disputas de modalidades coletivas, o Estado é representado por equipes masculinas e femininas de escolas públicas e privadas dos municípios de Sorriso e Nobres (futsal), Ipiranga do Norte e Sorriso (handebol), Nova Mutum e Querência (basquete), Primavera do Leste (vôlei), Primavera do Leste e Campo Verde (vôlei de praia).

Nas modalidades individuais, os estudantes mato-grossenses disputam medalhas em  atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, karatê, wrestling, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Os atletas classificados para os Jogos Escolares Brasileiros nessas modalidades são de variados municípios do Estado.

“Os jogos escolares fazem parte da formação de nossos jovens atletas. É um evento que traz oportunidades de desenvolvimento esportivo e saudável. Por isso nos sentimos realizados por conseguir retomar a competição em Mato Grosso neste ano e, agora, por estar aqui na competição nacional mostrando nossa força no esporte escolar”, destaca o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

A competição nacional

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Com disputas oficiais em 17 modalidades, o evento reúne quase sete mil pessoas de 29 de outubro a 05 de novembro.

A competição nacional de desporto escolar está sendo retomada após um intervalo de 17 anos. Nesse período, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ficou responsável pelas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, que envolvia estudantes das categorias A (de 15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos).

Quinze das 17 modalidades terão como palco o Parque Olímpico da Barra, criado para abrigar a maioria das competições dos Jogos Rio 2016. As provas de atletismo serão no Cefan, instituição da Marinha do Brasil reformada para os Jogos Rio 2016, e o basquete na Arena da Juventude, construída no Complexo Olímpico de Deodoro.

Em função de decreto editado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a competição poderá ter público até o limite de 50% da capacidade das arenas e os torcedores precisam apresentar esquema vacinal completo.

Reprodução: Governo de Mato Grosso