Mostra Internacional de Teatro Infantil (MITI) está de volta em outubro

Direcionada ao público infantil e infantojuvenil, a 8ª Mostra Internacional de Teatro Para a Infância e Juventude (MITI), está de volta em um reencontro com o público, depois...

Direcionada ao público infantil e infantojuvenil, a 8ª Mostra Internacional de Teatro Para a Infância e Juventude (MITI), está de volta em um reencontro com o público, depois de ter ficado pausada em decorrência da pandemia. De 18 a 24 de outubro, a população terá a oportunidade de assistir o que há de melhor produzido em Mato Grosso, Brasília e São Paulo, incluindo um espetáculo internacional argentino. Na capital, as apresentações serão realizadas no Cine Teatro Cuiabá e Parque das Águas, gratuitamente. Também será realizada na capital uma oficina para educadores no Museu de Arte Sacra.

Além de Cuiabá, os municípios de Nobres, Lucas do Rio Verde e Sorriso também serão contemplados com a Mostra, que tem como objetivo atrair a participação de toda a coletividade, abrangendo novas temáticas e abordagens, tudo pautado na linguagem para infância e juventude, com obras que provocam um olhar mais atento para as questões da diversidade, respeito ao próximo, combate ao bullying e aos preconceitos na infância.

De acordo com o organizador do evento, Eduardo Espíndola, o alicerce da MITI se dá através do Agendamento Escolar, que garante a participação dos estudantes de escolas públicas e privadas no convívio com a arte. Pois essa relação na infância pode ter um significado ainda mais marcante para a vida. “Nesta edição, queremos capacitar os professores para atividades do Livre Brincar aplicadas nas escolas, bem como adaptar espaços que proporcionem vivências ricas ao ambiente escolar com construção de brinquedos e emprego de jogos e brincadeiras”, destaca ele.

Como em todas as edições, a programação foi definida por meio de edital de inscrição público e análise da curadoria. Entre os 10 grupos e companhias selecionadas estão: Cia Vostraz, Painé Santamaria, Teatro Faces, Pequena Companhia da Cidade, Cia Lumiato Formas Animadas, Ilson de Oliveira, Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra, Grupo Tibanaré, Mamulengos sem Fronteiras e Cia Aqueles Dois.

Ainda conforme Eduardo, a expectativa de encontro com o público tinha sido adiada desde fevereiro deste ano. “Esse hiato nos fez refletir muito, por isso a prorrogação da Lei Aldir Blanc pela Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT) veio no momento certo. Agora é hora de brincar, afinal, todo dia é Dia das Crianças e Dia das Crianças é todo dia”, declama o organizador.

Além dos aspectos culturais, a MITI também tem preocupação social, e para suprir algumas demandas nesse aspecto, são realizadas duas ações. A primeira é o agendamento escolar, que por meio de convite, dá a oportunidade dos alunos de escolas periféricas irem ao teatro, com data e horário marcados, e a segunda é a campanha de doação de um brinquedo em bom estado como forma de entrada no espetáculo, que posteriormente são doados para instituições de assistência à criança.

“É importante destacar que a MITI também gera impactos econômicos, estimulando a produção artística como alternativa de geração de emprego e renda e o aquecimento do comércio, por meio do consumo de bens e serviços necessários para a realização do projeto”, finaliza Espíndola.

Mais Informações sobre locais, datas e horários das apresentações podem ser conferidas no site da MITI, por meio do link:

https://www.mostrainfantil.com.br

Serviço:

O que: 8ª Mostra Internacional de Teatro Para a Infância e Juventude (MITI)

Quando: De 18 a 24 de outubro de 2021

Onde: Cine Teatro Cuiabá, Parque das Águas, Museu de Arte Sacra e nos municípios de Nobres, Lucas do Rio Verde e Sorriso

Outras Informações: (65) 98150-0520 | 98409-9628