Adolescentes de 12 a 17 anos começam a ser vacinados a partir desta segunda-feira (04)

  Começa nesta segunda-feira (04) a vacinação contra o coronavírus do grupo de 12 a 17 anos, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. O cadastro deste público foi...

 

Começa nesta segunda-feira (04) a vacinação contra o coronavírus do grupo de 12 a 17 anos, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. O cadastro deste público foi aberto na última segunda-feira (27) no site vacina.cuiaba.mt.gov.br . A estimativa é que cerca de 54 mil jovens sejam contemplados com a vacina.

Seguindo a ordem de prioridade definida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde, a vacinação deste grupo começará pelas adolescentes grávidas, puérperas e lactantes, adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e jovens de 12 a 17 anos em regime socioeducativo. Os adolescentes sem comorbidades também começarão a ser agendados, de forma decrescente, conforme a disponibilidade de vacinas.

“É com grande alegria que anuncio o início da vacinação dos adolescentes em Cuiabá. A partir desta segunda-feira daremos mais um passo no combate à pandemia, ao começar a imunização dos adolescentes. Nosso objetivo é vacinar o máximo de pessoas o quanto antes, para voltarmos a viver com um pouco mais de tranquilidade, sem medo desta doença que ceifou tantas vidas e destruiu muitas famílias”, disse o prefeito.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, revela que o número de cadastros de adolescentes no site da vacinação ainda está baixo. “Temos uma estimativa de cerca de 54 mil jovens entre 12 e 17 anos em Cuiabá, e até o momento pouco mais de 22 mil se cadastraram. Pedimos aos pais que tenham filhos nessa faixa etária que façam o cadastro no site, para que possamos realizar a imunização deste público rapidamente”, comentou Valéria.

ANTECIPAÇÃO DA PFIZER

Pessoas que tomaram a primeira dose de Pfizer há pelo menos 56 dias e que estão marcadas para tomar a segunda dose em outubro e na primeira quinzena de novembro poderão adiantar a vacina. Para antecipar a dose da Pfizer, a pessoa deve ir a qualquer polo de vacinação, incluindo os que funcionam em unidades básicas de saúde, após 8 semanas da primeira aplicação, levando o cartão de vacinação e um documento com foto.

 

Reprodução: Prefeitura de Cuiabá