Fim de semana tem programação gratuita no Cine Teatro Cuiabá

Consolidada peça Bereu, montada pelo grupo Cena Onze, mostra o mundo das recuperandas A programação cultural do Cine Teatro Cuiabá contará com duas apresentações gratuitas da consolidada peça...

Consolidada peça Bereu, montada pelo grupo Cena Onze, mostra o mundo das recuperandas

A programação cultural do Cine Teatro Cuiabá contará com duas apresentações gratuitas da consolidada peça Bereu, encenada pela Cia Cena Onze de Teatro, nos dias 02 e 03 de outubro, às 19h30, presencialmente. Os convites serão disponibilizados na portaria uma hora antes do espetáculo. O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e foi selecionado no edital MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Mais uma oportunidade para a população prestigiar e conhecer esse mundo das recuperandas. Ter mais acesso a ele, nos possibilita diminuir o preconceito ainda existente. Elas erraram sim, mas já estão pagando por isso  e merecem ser acolhidas”, destaca Flávio Ferreira, diretor da peça.

Ferreira Também lembra que Bereu é uma ferramenta para o debate sobre a melhoria das leis voltadas à proteção dessas mulheres.  “Queremos mostrar que há leis que deveriam protegê-las, porém não estão sendo cumpridas, além de indagar sobre o que as levou pro crime. Por último, questionar sobre as responsabilidades do Estado e a nossa enquanto cidadãos”, frisa.

Bereu é fruto de um trabalho que durou 10 anos, envolvendo pesquisas, convivência, leituras e rodas de conversas com pesquisadoras e trabalhadoras de presídios femininos no Brasil.   O diretor ainda nota que as prisões estão superlotadas e cada  pessoa presa custa, em média,  três mil reais por mês para os cofres públicos.

Além da peça Bereu, a Cia Cena Onze realiza oficinas de teatro, dança e figurino no presídio Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. No local, também foram realizados alguns dos estudos, demonstrando que o abandono social, a ausência de políticas sociais sérias, a falta de investimentos na educação, entre outros, são os fatores que mais contribuem para o aumento significativo da inserção da mulher no crime.

Medidas Covid -19: A ação no Cine Teatro cumpre todas as medidas de biossegurança e disponibiliza  álcool em gel, orientando também o público a manter o distanciamento.

Lei Aldir Blanc – O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e foi  selecionado no edital MT Nascentes, promovido pelo Governo do  Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

PROGRAMAÇÃO:
O que: Apresentações Bereu
Quando: 02 e 03 de outubro, às 19h30
Onde: Cine Teatro Cuiabá

Com informações da assessoria