● Dando continuidade às ações do programa Portas Abertas, a empresa ouviu mais de 1.800 consumidores do Brasil, para entender como o público se relaciona com as marcas
● 98% dos entrevistados consideram transparência o principal valor que devem oferecer aos seus clientes e mais de 59% afirmaram que a pandemia os tornou mais abertos a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes
No marco do “Dia Internacional da Transparência”, comemorado todos os anos em 27 de setembro, a Arcos Dorados, que opera a marca McDonald’s em 20 países na América Latina e no Caribe, celebra uma nova edição de seu Dia Internacional de Portas Abertas. Neste ano, a companhia decidiu ir além, mostrando-se “Aberta a Todos” e perguntando aos consumidores o que significa, em um contexto de pandemia, ser transparente e estar aberto.
No Brasil, a Arcos Dorados ouviu 1.800 brasileiros de sua base de dados para entender como a pandemia mudou sua relação com as marcas, seus valores e a necessidade de uma maior transparência em processos e em temáticas como sustentabilidade. Entre os resultados do levantamento, destacam-se os seguintes pontos:
● 70% dos entrevistados afirmaram que seu vínculo com as empresas mudou e se mostraram mais preocupados com o planeta, a saúde, o bem-estar e a procedência dos produtos;
● 98% consideram que a transparência é o principal valor que as marcas devem oferecer aos seus clientes;
● Mais de 59% dos respondentes afirmaram que a pandemia os tornou mais abertos a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes.
Para o McDonald’s, a transparência sempre foi uma premissa. Com o intuito de desmitificar algumas crenças sobre seus produtos e processos de produção, em 2014 a marca lançou a iniciativa “Portas Abertas”, que já recebeu mais de 10 milhões de consumidores brasileiros nas cozinhas do país e permitiu reforçar a confiança dos clientes, solucionando dúvidas e explicando sobre origem e procedência dos Hambúrgueres, das McFritas e Chicken McNuggets. Entre os entrevistados que já visitaram as cozinhas da marca, a pesquisa revelou que:
● 40% se interessaram principalmente pelo serviço e a rapidez da entrega;
● 21% valorizaram mais os rígidos protocolos de qualidade e segurança;
● 14% consideraram a higiene e limpeza do local como destaque.
Já para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar do programa Portas Abertas, os dados mostram que:
● 42% demonstraram-se especialmente interessados em conhecer os métodos de conservação e cuidado com os ingredientes;
● enquanto 28% têm mais curiosidade sobre os protocolos de higiene.
Isto demonstra como a pandemia colocou o foco em temáticas vinculadas à qualidade, saúde e as medidas de proteção neste sentido.
A pesquisa também abordou o quão abertas as pessoas estão a mudar de opinião ou aceitar diferentes pontos de vista, em um contexto de ceticismo, novas brechas e preconceitos:
● 60% se mostraram flexíveis a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes;
● 48% disseram estar mais abertos a conhecer coisas novas, a se atrever e quebrar estereótipos.
Essa abertura dos clientes é algo importante para a marca, que acredita que ainda há muito espaço para conversar com seus consumidores de maneira aberta e genuína sobre o trabalho feito para garantir refeições deliciosas e preparadas com ingredientes de qualidade.
“Queremos ficar perto e, por isso, é importante para nós estarmos abertos para que nos conheçam mais e melhor. Estamos sempre olhando para diferentes maneiras de nos conectarmos com nossos clientes e de mostrar nossa preocupação com a qualidade e a segurança do alimento”, explica Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. “Isso é tão importante para a companhia, que, como nossas visitas presenciais estão suspensas, no começo deste ano lançamos o Portas Abertas Online, um tour virtual por nossa cozinha, que permite conhecer nossos protocolos sem sair de casa” complementa o executivo.
Semana de Portas Abertas
Nesta segunda-feira (27), o McDonald’s dá início à ação #AbertoATodos, com a realização de uma live trazendo informações sobre a qualidade dos alimentos servidos pela rede, assim como iniciativas relacionadas ao cuidado da companhia com o meio ambiente e temas como empregabilidade e diversidade.
A iniciativa reafirma o comprometimento da empresa com a transparência e a proximidade com seus clientes. A live será transmitida pelo perfil oficial da Arcos Dorados no LinkedIn, a partir das 14h.
Entre os participantes, estarão Marcelo Rabach, CEO da Arcos Dorados, e Teresa Senosiain, Gerente de Qualidade da Marfrig, além de convidados especiais.
A programação inclui depoimentos sobre:
● Oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional;
● Diversidade e inclusão como pilares fundamentais para o presente e o futuro;
● A evolução das questões nutricionais e de saúde;
● As medidas mais importantes em termos de segurança e higiene em um contexto de pandemia como o atual;
● Sustentabilidade e reciclagem de resíduos.
Para acompanhar a live, acesse: https://www.linkedin.com/company/arcosdorados/?originalSubdomain=br
Para ampliar a comunicação sobre transparência, a marca também desenvolveu novos conteúdos para o site www.mcdonaldsdeportasabertas.com.br, que reúne infográfico, vídeos, a visita virtual do Portas Abertas Online e um e-book sobre o McLanche Feliz. Todas as novidades foram pensadas para abordar as principais dúvidas dos clientes de maneira leve e descomplicada. Além disso, o McDonald’s convida o público a acompanhar suas redes sociais, pois uma presença especial vai compartilhar mais curiosidades sobre o Méqui por trás do balcão.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes da marca nessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). No Brasil, são mais de 1.040 unidades, empregando mais de 50.000 pessoas. A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por assessoria