Espetáculo ‘Despeça-te’, do in-Próprio Coletivo, está no Youtube do Itaú Cultural

O espetáculo Despeça-te, executado pelo grupo in-Próprio Coletivo, é destaque nacional em uma das maiores plataformas de fomento a arte e cultura no país, o Itaú Cultural. Está...

O espetáculo Despeça-te, executado pelo grupo in-Próprio Coletivo, é destaque nacional em uma das maiores plataformas de fomento a arte e cultura no país, o Itaú Cultural. Está em cartaz, até o dia 3 de outubro, no canal do Itaú Cultural no Youtube, com reprodução gratuita e com acessibilidade.

A obra é uma ‘desmontagem’, linguagem dada à releitura acerca do processo construtivo de um espetáculo, neste caso, de OraMortem, também do in-Próprio Coletivo. A peça (ou ‘despeça’) foi financiada pela Lei Aldir Blanc em Cuiabá, executada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá.

Leia também – In-Próprio Coletivo apresenta on-line ‘Despeça-te’, uma ‘desmontagem’ do espetáculo OraMortem

Nas palavras do grupo, a produção Despeça-te é uma visita aos arquivos. Revirando baús, o grupo questiona: que textos existem nas imagens de OraMortem? Ao voltar para o processo de criação, registros acumulados e escondidos podem dizer muito. O processo de desmontagem de espetáculo é justamente a proposta de observar as engrenagens da peça e propor um olhar mais minucioso de todo o processo, da construção e desconstrução, do coletivo e de cada parte individual, de dentro e de fora de cena.

“Esse projeto é fruto de uma seção super importante dos editais, que se propõe especificamente a manter grupos de arte. Nesse recorte, pudemos trabalhar por alguns meses pesquisando, investigando e levantando materiais de arquivo e referência para que fosse possível dar continuidade ao nosso trabalho enquanto coletivo, de maneira remunerada. É essencial que haja esse tipo de fomento e, em nosso caso (assim como muitos outros), foi o que impulsionou as criações em plena pandemia”, disse Alexandre Cervi, integrante do in-Próprio Coletivo.

Narrativa

“Onde está a ausência que você carrega?” Uma construção gramatical simples, mas de um significado tão complexo quanto o sentimento contraditório de um vazio que ocupa espaço que a frase provoca. De falta. Essa ausência, ela é física ou abstrata? Deixou memórias? Houve despedida?”

Esse é um trecho capturado da narrativa do espetáculo, que laça o espectador pela sagacidade reflexiva. Dramaturgia pensada para os sentidos. É uma despedida para quem acompanhou o percurso da peça origem e que, de alguma forma, viveu ou ainda vive o luto da perda de Felipe Vicentim, ator que interpretava o Menino, na primeira temporada de apresentações, e o luto por dona Lourdes, avó de uma das integrantes do grupo, que inspirou a Velha.

“Agora, com o trabalho concluído e estreado, o projeto consequente do edital municipal ganha outro sentido como prova da importância desse investimento e, assim, já estamos colhendo frutos do resultado a partir dessa ponte criada com o Itaú Cultural, uma vez que tenhamos sido escolhidos a dedo para compor com uma programação nacional de altíssima relevância e, assim, alcançar outros eixos para expressar nosso trabalho e próximas criações”, completa Cervi.

Ficha técnica
Direção: Dani Leite
Assistência de direção: Alexandre Cervi
Produção e Texto: Alexandre Cervi, Dani Leite, Gus Lima e Karina Figueredo
Roteiro: Alexandre Cervi e Gus Lima
Cenário e iluminação: Karina Figueredo
Pesquisa de arquivo: Dani Leite e Karina Figueredo
Fotografia e montagem: Maiqui Suelter Cordeiro
Acervo: in-Próprio Coletivo
Trilha Sonora: Estela Ceregatti, Gus Lima e Jhon Stuart
Vozes: Alexandre Cervi, Dani Leite, Gus Lima, Karina Figueredo e Maurília Valderez
Fotos e vídeos: Cristiano Costa, Juliana Segóvia, Latitude Filmes e Pollyana Sousa
Poemas: “A serenata” de Adélia Prado; “Poesia XXII” de Hilda Hilst; “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra” de Mia Couto; “Cíclades”, “Em nome da tua ausência” e “Para atravessar contigo o deserto do mundo” de Sophia de Mello Breyner Andresen
Feedbacks do espetáculo: Edson Granja, Frank Kitzinger, Maria Luiza Scheren e Odilon Esteves
Conteúdo para mídias digitais: Alexandre Cervi e Estúdio Borogodó
Agradecimentos: Estela Ceregatti, Einstein Halking, Jan Moura, Jhon Stuart, Karola Nunes, Mariana Pimentel, Marina Maria, Marithê Azevedo, Maurília Valderez, Pedro Vicente, Raphael Vianna, Thaís Magalhães, Thayana Bruno e Vicente Pereira Jr.
in Memoriam: Dona Lourdes e Felipe Vicentim

Serviço
‘Desmontagem’ Despeça-te
Data: Disponível até domingo 3 de outubro de 2021, com interpretação em Libras
Local: On-line, no YouTube do Itaú Cultural
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

 

Reprodução: Entretê