Instituição perdeu voluntários durante a pandemia devido ao trabalho remoto, mas teve um aumento na demanda de ligações.
Para ser voluntário do CVV basta ser maior de idade e ter boa vontade — Foto: SupCom ALE-RR
O Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço de apoio emocional, abriu inscrições para novos voluntários e está oferecendo cursos de formação. Durante a pandemia, a instituição teve um aumento considerável no número de ligações, no entanto, acabou perdendo voluntários devido ao trabalho remoto.
De acordo com o CVV, em fevereiro de 2020, antes do isolamento social, somente 8% dos atendimentos eram realizados de maneira remota e, dois meses depois, o número já representava mais de 60%.
A todo momento, os 4 mil voluntários ficam dispostos para conversar com as pessoas por telefone, e-mail e um chat no site. Em 2020, foram mais de 3 milhões e 200 mil ligações de todo o Brasil.
As ligações são gratuitas, sigilosas e podem ser atendidas por voluntários de todos os estados. Em Cuiabá, o CVV atende ligações há 30 anos, além de ter criado o programa “CVV Comunidade”, que ensina e aplica cursos para a sociedade conseguir entender e ajudar outras pessoas que precisam ser ouvidas.
De acordo com a instituição, o CVV teve impacto na forma de atuar durante a pandemia de Covid-19. A maioria dos voluntários fazia o atendimento telefônico em um dos mais de 120 postos do CVV em todo o país e, com a necessidade do isolamento social, tiveram que atender remotamente.
Nem todos os voluntários conseguiram se adaptar ao novo modelo e acabaram se afastando da atividade.
Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam periodicamente os Cursos Gratuitos de Capacitação e Seleção para novos Voluntários, no qual os candidatos são treinados e selecionados ao longo de cerca de dois meses.
Quase todos os postos adaptaram o curso para o modelo remoto, garantindo segurança a todos participantes, sem deixar de atrair novas pessoas à equipe.
Os interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário”.
Para ser voluntário, basta ter acima de 18 anos e passar por um treinamento de três meses oferecido pela organização social.
Fonte: G1MT