Programa Criança Feliz oferece oficina de confecção de brinquedos recicláveis

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – por meio do programa Criança Feliz – realiza entre os dias 13 e 14...

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – por meio do programa Criança Feliz – realiza entre os dias 13 e 14 de setembro uma oficina sustentável para confecção de brinquedos. Serão empregados materiais recicláveis no desenvolvimento da atividade.

“Antigamente, os brinquedos eram vistos apenas como um passatempo, algo sem necessidade, mas a realidade é outra. Especialistas concordam que são peças fundamentais para o desenvolvimento das crianças em diversas áreas”, explica  a coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.

A ação será voltada às famílias assistidas pelo programa em Cuiabá tendo como objetivo proporcionar um melhor desenvolvimento às crianças assistidas, além de fortalecer ainda mais o vínculo familiar. “Como estamos trabalhando de forma remota, em razão da pandemia do coronavírus, a prática de atividades envolvendo os pais e as crianças, favorece e muito no progresso no nosso trabalho. Além do mais, o Criança Feliz trabalha justamente isso, um desenvolvimento e um aprendizado eficaz desse público”, pontuou Michelle.

Será feita uma reunião on line nessas datas especificadas com as famílias atendidas, nas quais passaremos vídeos feitos pelos visitadores confeccionando um brinquedo a ser escolhido por cada equipe.

A reunião virtual do dia 13 (segunda-feira) será com as famílias assistidas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras dos bairros Jardim Araçá, CPA e Jardim União. Já na terça-feira (14), os participantes serão dos Cras dos bairros Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança. Nos dois dias, o horário das atividades será das 14 às 17 horas.

Cada equipe teve a opção de escolha de qual brinquedo confeccionar. No Cras Jardim Araçá será confeccionado Jogo da memória com tampas de garrafas pet. No Cras do CPA será produzido um Brinquedo lúdico com caixa de papelão. No Jardim União, foi escolhido o tabuleiro geométrico. No Pedregal será um Brinquedo de classificação das cores primárias. O Bilboquê de garrafas pet será feito no Centro de Referência do bairro Planalto. As famílias assistidas no bairro Pedra 90 será confeccionado o basquete na caixa. E por fim, no Cras Nova esperança será feito um pebolim manual.

O vídeo poderá ter duração de no máximo 15 minutos por equipe, devendo cumprir a seguinte ordem: apresentação da equipe, apresentação do brinquedo, materiais utilizados materiais utilizados, confecção e demonstração de como utilizar o brinquedo.

“O mundo do “faz de conta”, no qual as crianças imaginam que estão vivenciando determinadas situações, estimula a criatividade e vários outros fatores. Quanto mais a criança tiver que pensar, imaginar, memorizar, criar estratégias, lidar com suas frustrações, melhor será o seu desenvolvimento. O ato de brincar, vale lembrar, está previsto no Estatuto da criança e do Adolescente- ECA, ou seja, é um direito da criança”, finalizou.

CRIANÇA FELIZ- O programa Criança Feliz da Prefeitura de Cuiabá – efetivado por meio das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, foi citado como referência no estado de Mato Grosso pela excelência no atendimento e resultados alcançados.

 

Reprodução: Prefeitura de Cuiabá