ARTIGO: Tempo quente e seco: a saúde dos animais precisa de atenção

As altas temperaturas registradas em Cuiabá e Região e o longo período de estiagem forçam a mudança de hábitos de muitas pessoas, a exemplo de evitar a exposição...

As altas temperaturas registradas em Cuiabá e Região e o longo período de estiagem forçam a mudança de hábitos de muitas pessoas, a exemplo de evitar a exposição ao sol no meio da manhã e tarde e aumentar a hidratação. Mas sabia que é preciso se atentar também à saúde dos cães e gatos? Sim, é isso mesmo. Este período seco e mais quente afeta também a saúde dos animais.

Um dos cuidados primordiais é intensificar a hidratação e, neste quesito, o ideal é que a água disponibilizada esteja fresca. Já fui questionado se água precisa estar gelada, mas não, realizar a troca da água algumas vezes durante o dia já é suficiente. Em caso de hidratação ineficiente, o animal poderá apresentar tosse seca, uma patologia que fica mais intensa neste período e pode acentuar devido ao tempo seco.

Outro quesito que precisa de atenção é quanto ao horário de levar o animal ao passeio diário. Como o calor está muito intenso, o solo armazena a alta temperatura e, se a caminhada for em horários impróprios, as patas dos pets poderão sofrer queimaduras.

Um outro alerta que faço é quanto às atividades físicas realizadas junto com animais. Antes de percorrer longas distâncias, principalmente com os cães, é necessário passar por uma avaliação profissional para verificar se a estrutura óssea do animal suporta tal atividade. Em caso de forçar a ação, o animal poderá sofrer lesão e até ficar impossibilitado de andar.

Os proprietários de cães e gatos também devem priorizar a alimentação própria dos animais, que é a ração. Alimentos inadequados oferecem maior predisposição do animal ter problemas bucais, entre eles, o tártaro.
A pele dos pets também merece atenção. É recomendando que o animal, independente de quantidade de pelos, não fique por muito tempo molhado. Os pelos úmidos por muito tempo proporciona o aumento de problemas de pele no animal.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 10 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.