Integração entre Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias fortalece a Atenção Básica

Unidos pelos mesmos objetivos, o de identificar problemas de saúde e auxiliar na proposição de medidas sanitárias eficazes nas comunidades, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os...

Unidos pelos mesmos objetivos, o de identificar problemas de saúde e auxiliar na proposição de medidas sanitárias eficazes nas comunidades, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) seguem cronogramas integrados em prol da sociedade, seguindo os pressupostos da Atenção Básica (AB) e Vigilância em Saúde.

Juntos, esses profissionais trocam importantes informações sobre as famílias nas quais visitam e realizam atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças, vigilância em saúde e investigação epidemiológica de casos suspeitos, dentre outras atribuições comuns.

Em Cuiabá, um casal compartilha, além da parceria gerada pelo casamento, as experiências diárias dessas duas profissões. José Lucas Monteiro, de 45 anos, atua há 18 como ACE, enquanto a esposa, Eliane Aparecida Carvalho Cutas, de 42, dedica-se como ACS, há 6 anos.

“Somos conhecidos na nossa comunidade por prestar serviços sociais para as famílias e, atualmente, realizamos nossas visitas na mesma micro área, cada um na sua formação”, explica Eliane, que conta ainda que o casal chegou a Cuiabá, vindo de Cáceres, em 2002.

“Como trabalhamos na mesma área, acontece de várias vezes eu chegar a uma casa para a visita domiciliar e me deparar com ele. Trocamos informações e o companheirismo é muito bom”, frisa a Agente de Saúde. Outra curiosidade é que Eliane atuou como Agente de Combate às Endemias por 5 anos, mas seu desejo era atuar especificamente como ACS, feito que conseguiu realizar após passar no processo seletivo.

A dupla também aprimora os conhecimentos estudando juntos no curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS). Ofertado gratuitamente pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, e apoio do Governo Estadual, Prefeituras e Secretarias, o curso, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), iniciou em fevereiro deste ano, com previsão de término para novembro.

Partindo para os meses finais do curso, os estudantes comemoram os bons resultados adquiridos, aplicando os ensinamentos na comunidade em que atuam. “Sempre que possível assistimos às aulas juntos, discutimos as lições e temos nossas preferências pelas matérias”, esclarece José Lucas.

Já Elaine reforça que eles têm aprendido muito e levado o conhecimento para a rotina diária. “Agradecemos pela oportunidade de estudar juntos e estamos muito felizes porque vamos receber nossos certificados juntos”, conclui a ACS.

 

Fonte: Assessoria