Campanha incentiva leitores a apresentar seus locais preferidos para ler um livro

Os livros são ótimas companhias em qualquer lugar ou momento para muita gente. E para incentivar que mais pessoas tenham o hábito de leitura, independentemente da hora ou...

Os livros são ótimas companhias em qualquer lugar ou momento para muita gente. E para incentivar que mais pessoas tenham o hábito de leitura, independentemente da hora ou local, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT) lançou a campanha ‘Um bom lugar para ler um livro!’. A iniciativa irá premiar com kits de livros os leitores que postarem fotos apresentando seus espaços preferidos para ler.

“Quem nunca leu em um lugar inusitado? Nada melhor do que ler um livro em um bom lugar, não é? Queremos mostrar que cada leitor tem seus gostos e até excentricidades em seus hábitos de leitura. Com isso, esperamos influenciar outras pessoas a lerem mais, não importando o local”, explica Helena Maria, gerente de Livro e Leitura da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça e idealizadora do projeto.

A campanha irá sortear 50 kits de livros entre os participantes. Em cada semana haverá dois leitores premiados. Para formar os kits foram escolhidas obras literárias premiadas nos editais Estevão de Mendonça e Lei Aldir Blanc, que foram realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para fomento da literatura mato-grossense.

“Além de apoiar e promover o hábito da leitura, nosso objetivo é também incentivar a sociedade a conhecer a literatura contemporânea produzida no Estado”, destaca Waldineia Almeida, coordenadora do SEBPMT.

As obras serão entregues devidamente higienizadas seguindo todas as medidas de biossegurança necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Para participar da campanha, que teve início na quarta-feira (04.08), os interessados devem postar em seus perfis de rede social (Facebook ou Instagram) três fotos com indicação de um bom lugar para ler um livro. Também é necessário marcar amigos nos comentários da publicação, curtir as páginas da Coordenadoria SEBPMT e descrever na postagem a hashtag #umbomlugarparalerumlivro e #sebpmt.

Resumo do regulamento da campanha

  • Postar três fotos apresentando seus lugares preferidos de ler, podendo ser na forma individual ou em grupos, na linha do tempo do seu Facebook ou Instagram;
  • Marcar três amigos nos comentários da postagem, comentar na postagem com a hashtag #umbomlugarparalerumlivro e #sebpmt para validar a participação;
  • Curtir os perfis do Sistema Estadual de Bibliotecas de Bibliotecas no Instagram (@coordenadoriasebp) e no Facebook (coordenadoriasebpmt);
  • Serão premiados dois participantes por semana, que receberão um kit de livros cada um;
  • Ao todo serão 50 kits de livros, que serão sorteados entre os participantes;
  • A escolha do participante ocorrerá de forma aleatória, realizada e divulgada pelo Instagram do SEBPMT;
  • Qualquer pessoa pode participar da campanha. A única necessidade é que o participante tenha uma conta nas redes sociais Instagram ou Facebook.

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT)

O Sistema Estadual é coordenador pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e tem como atribuição a integração das bibliotecas públicas de todos os municípios de Mato Grosso. Dentre seus objetivos estão a estruturação dos equipamentos e o incentivo à formação do hábito de leitura, estimulando o desenvolvimento sociocultural do Estado.

O Sistema é composto atualmente por 154 bibliotecas públicas, sendo 142 municipais, 11 comunitárias e uma estadual – a Biblioteca Estevão de Mendonça localizada no centro de Cuiabá.

 

Reprodução: Governo de Mato Grosso