Rebeca Andrade será porta-bandeira do Brasil em cerimônia de encerramento das Olimpíadas

Despedida em grande estilo. Medalhista de ouro e prata nos Jogos de Tóquio, Rebeca Andrade será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas, marcada para...

Despedida em grande estilo. Medalhista de ouro e prata nos Jogos de Tóquio, Rebeca Andrade será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas, marcada para o próximo domingo, às 8h (de Brasília – 20h no Japão). Desta forma, a atleta de 22 anos e seu treinador, Francisco Porath, serão os únicos da delegação brasileira de Ginástica Artística que não retornarão ao país já nesta quarta-feira. A última apresentação da equipe foi terça, quando Flávia Saraiva ficou em sétimo lugar na trave.

No evento de abertura, a judoca Ketleyn Quadros e o capitão da seleção masculina de vôlei Bruninho foram os porta-bandeiras do país.

Com a prata no individual geral e o ouro no salto, Rebeca se tornou a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha olímpica na história. Além disso, se tornou também a primeira mulher do país a ganhar duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.

Ao som de “Baile de Favela”, a ginasta ainda disputou a final de solo, mas terminou em quinto lugar. Nada, no entanto, que tenha ofuscado a trajetória de Rebeca em Tóquio. Pelo contrário. Ela já entrou para a história.

A cerimônia, com o lema “Mundos que compartilhamos”, irá abordar a união, diversidade e inclusão com a proximidade dos Jogos Paraolímpicos. De acordo com a Comitê Organizador Tóquio 2020, a mensagem principal é de que, mesmo com a pandemia da Covid-19, permanecemos unidos, compartilhando emoções, momentos e alegrias, e propondo uma reflexão para o futuro.

– Mesmo não podendo estar juntos, compartilhamos o mesmo momento, e isso é algo que nunca iremos esquecer. Acreditamos que esta mensagem saliente criará uma Cerimônia de Encerramento que abrirá as portas para um futuro melhor. Esperamos que esta cerimônia seja um momento para cada um de nós pensar sobre o que o futuro nos reserva.

O encerramento terá o tradicional desfile das delegações que disputaram as Olimpíadas, mas com um número de participantes menor, ao passo que aumentaram os casos de coronavírus na capital japonesa e em pessoas ligadas aos Jogos. Só na última terça-feira, o COI confirmou 29 novos infectados pelo coronavírus.

O evento marca ainda a troca entre Tóquio e Paris, responsável por sediar os Jogos Olímpicos de 2024.

Reprodução: Ge