Idosa que mora em abrigo em Cuiabá completa 110 anos

Ultrapassar os 100 anos não é pra todos. Em tempos de pandemia, comemorar a vida é ainda mais especial. Arminda da Silva comemora 110 anos nesta terça-feira (27)....

Ultrapassar os 100 anos não é pra todos. Em tempos de pandemia, comemorar a vida é ainda mais especial. Arminda da Silva comemora 110 anos nesta terça-feira (27). A idosa vive no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, na capital.

Para comemorar o aniversário, os funcionários e moradores do abrigo organizaram uma festa.

Imunizada contra a Covid-19, Arminda vestiu a melhor roupa, calçou o melhor sapato, escolheu a tiara e o colar, claro, combinando com vestido. tudo isso pra festa de aniversário.

A memoria hoje é curta, ela conta. Mas está funcionando desde 1911.

O segredo de ter chegado tão longe, segundo Arminda, foi a vida que teve na roça.

Arminda da Silva completa 110 anos  — Foto: Arquivo pessoal
Arminda da Silva completa 110 anos — Foto: Arquivo pessoal

Sorridente e animada, Dona Arminda esbanja simpatia e conquista a todos que passam pelo local com sua história de vida. Lúcida, ela é muito querida por todos do local.

A centenária mora no abrigo desde 29 de março de 2011, quando foi deixada por familiares adotivos, já que não se casou, nem teve filhos.

Hipertensa e com deficiência visual, dona Arminda vive com mais 86 idosos. O aniversario foi preparado graças a doações, que mantém o funcionamento do local, já que o abrigo é uma instituição não governamental.

Arminda da Silva completa 110 anos  — Foto: Abrigo Bom Jesus
Arminda da Silva completa 110 anos — Foto: Abrigo Bom Jesus

Sem filhos, netos ou parentes presentes, a idosa adotou a técnica de enfermagem Fernanda Carolina como filha, já que é ela quem passa a maior parte do dia cuidando de Arminda.

“Que ela possa viver flores em vida, mais e mais anos de vida. Nós a amamos”, diz Fernanda.

Mesmo com todos os idosos vacinados o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá está com as visitas suspensas para evitar o contágio da Covid-19. Mas a instituição recebe doações, de alimentos e fraldas geriátricas. Para doar para o contato é (65) 3644-1706.

Reprodução: G1