Agricultura leva emprego e transformação social a muitos municípios

Você sabia que 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros está empregado em lavouras, criações, agroindústria e na produção de insumos? Um negócio que responde sozinho por ¼ do...

Você sabia que 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros está empregado em lavouras, criações, agroindústria e na produção de insumos? Um negócio que responde sozinho por ¼ do PIB, ou seja, toda a riqueza produzida no Brasil.

Ao longo das décadas a produção agrícola tem transformado a vida de muitas pessoas. Não só daquelas que plantam e colhem, como também das pessoas que vivem nas cidades onde a agricultura é o carro-chefe da economia.

É o caso do Edson Trebeschi, filho de produtores de tomate do interior de São Paulo, que decidiu se profissionalizar na área quando tinha 15 anos. Hoje ele é presidente do Grupo Trebeschi e usa a tecnologia para empregar 1.600 pessoas.

“Eu me identifiquei muito com a cultura do tomate pelo seu dinamismo. Em 1994 começou a minha produção e escolhi o Triângulo Mineiro em função do clima e da posição geográfica. Hoje estamos entre os principais produtores de tomate do Brasil. Teve muita dedicação e tecnologia”, conta.

Outro caso de sucesso é o da Raquel Canton Seben, uma cabeleireira que se mudou do Paraná para o Mato Grosso e como ela mesmo diz, “de tijolinho por tijolinho, foi construindo os seus sonhos”.

Ela guarda memórias do quanto a agricultura e a produção agrícola mudaram a sua vida. A cidade de Sorriso, onde ela atualmente mora, trouxe oportunidades e crescimento para conseguir se realizar profissionalmente.

Comida no prato

É inquestionável que o trabalho feito para levar mais comida boa ao prato da gente provoca uma grande transformação social, seja para quem planta e colhe ou para as pessoas que vivem de outros setores da economia local.

Em municípios que têm como base a agricultura, hoje existe maior oferta de emprego, educação, qualidade de vida, além do próprio crescimento das cidades. E o trabalho das pessoas que vivem direta ou indiretamente da lavoura fez o Brasil aumentar a sua produtividade da agropecuária.

Com a união da produção de pequenos, médios e grandes agricultores o país se tornou o terceiro líder agrícola do planeta.

Essa agricultura moderna e os efeitos que ela provoca na vida das pessoas – na cidade e no campo – você assiste agora, no terceiro vídeo do Projeto Comida Boa.

Acesse a página deles aqui para ver outros episódios.

 

Reprodução: Só Notícia Boa