Temporada de Filmes retorna ao presencial no Cine Teatro Cuiabá

Depois de mais de um ano funcionando de forma online devido à pandemia, a Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá retorna às sessões exclusivamente presenciais durante o mês de julho, sempre às terças-feiras, às 19h30, com distanciamento social e todo o cuidado que o contexto de enfrentamento à COVID-19 requer. A programação de julho traz filmes recentes do catálogo da distribuidora Vitrine Filmes, ainda inéditos em Cuiabá e que dificilmente chegam circuito comercial da capital. Além dos filmes da Vitrine Filmes, compõe a programação o lançamento (em 13/7) do filme mato-grossense “Missivas”, de Caroline Araújo & Maurício Pinto. Programa imperdível para os cinéfilos de plantão. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), cobrados como taxa de manutenção dos equipamentos.

Com 79 anos de história, o CTC segue valorizando e divulgando a sétima arte, exibindo projetos cinematográficos que trazem o melhor do cinema a preços acessíveis para a população. “O objetivo é formar plateias para filmes do circuito alternativo e independente, atingindo públicos que não têm sido contemplado pelas salas de cinema dos shoppings”, explica Flávia Taques, diretora administrativa do Cine Teatro.

A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá. A programação presencial do Cine Teatro Cuiabá pode sofrer cancelamentos caso haja restrições em razão da pandemia de Covid-19. Mais informações podem ser conferidas no link facebook.com/cineteatrocuiaba.

A programação presencial começa no dia 06 de julho, com o longa “Alvorada”, de Anna Muylaert & Lô Politi, que mostra a intimidade de Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, apanhando o cotidiano da presidenta durante o desenrolar dramático do golpe que a tirou do poder.

No dia 13, o mato-grossense “Missivas”, de Caroline Araújo & Maurício Pinto, investiga a trajetória da ativista revolucionária Jane Vanini. Essa será a primeira projeção pública e presencial do filme, que foi teledifundido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e que, em junho, recebeu o Prêmio MT Artes. Os realizadores estarão presentes para conversa com participantes da sessão, que será mediada pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap. No dia 20, o filme “Pacarrete”, de Allan Deberton e protagonizado por Marcélia Cartaxo, detalha a vida da bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, uma cidade no interior do Ceará. Fechando as exibições de julho, no dia 27, “Todos os Mortos”, de Caetano Gotardo & Marco Dutra, mostra que os fantasmas do passado ainda caminham entre os vivos na São Paulo de 1899.

Confira a programação completa:

Julho de 2021

06/07/21

19h30

Sessão Vitrine

Alvorada

(Direção: Anna Muylaert& Lô Politi. Brasil, 2021, 90’, classificação 10 anos)

Sinopse: Na intimidade do Palácio da Alvorada, o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do golpe que a tirou do poder. Rodado entre julho e setembro de 2016, o filme testemunha a tensão e a perplexidade que escalavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos da cozinha à guarda do palácio de Oscar Niemeyer. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria. Seleção Oficial do Festival É Tudo Verdade 2021 e do Sheffield Doc Festival 2021.

13/07/21

Sessão Realizador@s de MT

Presença de Caroline Araújo & Maurício Pinto. Mediação: Aline Wendpap.

Missivas

(Direção: Maurício Pinto & Caroline Araújo. Brasil. 2020, 52’, classificação 12 anos)

Sinopse: O documentário investiga a trajetória da militante Jane Vanini, destacando a relação construída entre ela e sua família através de cartas enviadas quando Jane estava no exilio (1972-74), registrando no processo parte da memória mato-grossense sobre este período da história do Brasil. Teledifundido nacionalmente pelaEBC (Empresa Brasil de Comunicação). Integrou a programação do 20º Cinemato – Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Recebeu o Prêmio MT Artes 2021 na categoria Audiovisual.

20/07/21

Sessão Vitrine

Pacarrete

(Direção: Allan Deberton. Brasil, 2019, 97’, classificação 14 anos)

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Pacarrete (Marcélia Cartaxo) é uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, no Ceará, uma cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo. Mas parece que ninguém se importa. O filme recebeu oito prêmios no Festival de Cinema de Gramado de 2019, incluindo melhor filme (júri popular e oficial), diretor, roteiro e atriz; em 2019 recebeu prêmios de melhor filme, diretor, roteiro e atriz no 12th LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival.

27/07/21

Sessão Vitrine

Todos os mortos

(Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra. Brasil/França, 2020, 120’, classificação 16 anos)

Sinopse: Na São Paulo de 1899, os fantasmas do passado ainda caminham entre os vivos. As mulheres da família Soares, antigas proprietárias de terra, tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. Para Iná Nascimento, que viveu muito tempo como escravizada, a luta para reunir seus entes queridos em um mundo hostil a conduz a um questionamento de suas próprias vontades. Entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, essas mulheres tentam construir um futuro próprio. Melhor Ator Coadjuvante (Thomas Aquino), Melhor Atriz Coadjuvante (Alaíde Costa), Melhor Trilha Sonora (Salloma Salomão) no Festival de Cinema de Gramado de 2020; Melhor Filme no Indie Lisboa 2020; Selecionado para a Competição Oficial do 70º Festival de Berlim e para o Festival de San Sebastián de 2020.

 

Fonte: Assessoria