“Projeto Quero Te Conhecer” realiza levantamento da população em situação de rua na capital

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência,  realiza a 4ª Edição do Projeto Quero Te Conhecer- POP...

Reprodução

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência,  realiza a 4ª Edição do Projeto Quero Te Conhecer- POP Rua,  que tem por objetivo identificar as pessoas  que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O trabalho teve início com a visita da equipe de abordagem social no Morro da Luz. O cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social é uma preocupação da primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro, que diariamente acompanha as iniciativas do Executivo Municipal.

O último levantamento realizado em 2019 apontou um número de 212 pessoas em situação de rua na capital.

“No ano passado não foi possível realizar a ação em razão da pandemia do coronavírus. Neste ano, com um pouco mais de flexibilidade das ações, estabelecidas por meio de decretos municipais sancionados pelo prefeito Emanuel Pinheiro, será possível obter uma visão geral do perfil dessas pessoas em situação de rua”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Para coleta de informações, cada profissional da Assistência utiliza um formulário de entrevista, o que possibilitará a identificação, saber o grau de escolaridade, documentação existente, situação de emprego e renda, situação familiar, condições de saúde, entre outros dados relevantes que irão auxiliar na formatação de estratégias de atuação de proteção ao público.

“Mesmo não sendo possível coletar  todas as informações, poderemos tabular os dados recebidos e traçar um perfil do público. As pessoas que não aceitarem a entrevista serão classificados como “não quiseram se manifestar”, explica  a coordenadora de Proteção Social Especial, Maggie Carolina.

Na quarta-feira (16) as abordagens são foram realizadas nas imediações da rodoviária (região dos bairros Alvorada e Cidade Alta), região da Praça Ipiranga e rua Barão de Melgaço.

Já no dia 17, o último dia da pesquisa, a equipe do Projeto Quero Te Conhecer,  irá atuar na região do Porto, ao longo da Orla, região do Mercado do Porto e Praça Luiz Albuquerque.

Os técnicos das unidades de acolhimento (Albergue Manoel Miráglia, Porto, Guia e Hotel Albergue), bem como os Centros de Referência Especializado em Assistência Social- Creas Norte e Centro farão as entrevistas com os acolhidos. Nos dias das abordagens as mulheres localizadas  receberão absorventes íntimos doados pela Campanha “Cuiabá por Elas” idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

“Após as abordagens, a equipe técnica da coordenação de proteção social especial fará a compilação e análise dos dados. Com eles, será possível obter informações para implementar políticas públicas para atender as necessidades desse público”, finalizou Ferreira.

PROJETO QUERO TE CONHECER:

O Serviço de Abordagem Social é um serviço contínuo, tem por finalidade, assegurar o atendimento e o desenvolvimento de atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida.

Para tanto as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) “Centro e Norte” realizaram, nesses quatro anos de gestão, abordagens em períodos alternados, em praças, galpões/casarões, viadutos e rodoviária, entre outros, a fim de mapear esta população para então discutir estratégias, levantar desafios e recomendações, objetivando a formulação de políticas públicas dirigidas para esse segmento populacional.

A equipe de Abordagem social também realiza a entrega de cobertores, lanches, orientações e encaminhamentos para unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, e para comunidade terapêutica, bem como foram ofertadas passagens para retorno à cidade de origem, atendendo o desejo dos cadastrados.

Tendo como público alvo estendido, o projeto foi executado nesse ano de 2020 para os imigrantes e LGBTQI+.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá