Confira a programação desta quinta (17) e sexta (18) no Beco do Candeeiro

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal da Mulher apresentam a programação semanal do Beco do Candeeiro. Nesta quinta-feira...

Reprodução

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal da Mulher apresentam a programação semanal do Beco do Candeeiro. Nesta quinta-feira (17), o espetáculo fixo “Luz Candeeiro” será realizado às 19h com o grupo de siriri Flor do Campo e narração de Edmilson Maciel. Logo depois, um encontro especial com a apresentação “Em Cantos de Mulheres”, que conta com a participação de artistas e ícones da cultura local. Já na sexta-feira (18), também a partir das 19h, o evento apresenta “Mulheres do Samba”, com a participação do grupo musical Raízes do Samba convidando cantoras cuiabanas consagradas. O evento é gratuito e segue todas as medidas de biossegurança.

O Beco do Candeeiro foi restaurado e entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro para a população no dia 14 de maio. Desde então, a programação de atividades na rua também chamada de 27 de dezembro vem sendo construída semanalmente. Todas as quintas, o espetáculo Luz Candeeiro abre a sequência de atividades e apresentações musicais. Enquanto que as sextas-feiras a programação segue itinerante.

Além do acendimento dos candeeiros, nesta quinta-feira (17), acontece também a apresentação “Em Cantos de Mulheres”, com a participação das artistas Vera & Zuleika, Semites Marques, Vera Capilé e Wanessa Dias, Hamilka Rizo e Dona Domingas do São Gonçalo beira rio. Mulheres que marcam a história e identidade de Cuiabá.

Já na sexta-feira (18), o Beco apresenta “Mulheres do Samba”, com a participação do grupo musical Raízes do Samba convidando cantoras cuiabanas consagradas, como Deise Águena, Juliana Grisolia e Regina Rangel.

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca e limitada a 70 pessoas, respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19, como distanciamento mínimo de 1,5 metros, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e disponibilização de álcool 70%.

RESTAURAÇÃO

Famosa pelos candeeiros, a rua mesmo tem nome de Rua 27 de Dezembro, data em que ocorreu o ataque paraguaio contra o Forte de Coimbra, às margens do rio Paraguai, no município de Corumbá, em 1864. O fato foi um marco de resistência do exército brasileiro contra a investida paraguaia, que culminou com o início da Guerra do Paraguai, quando a tropa brasileira desiste e retira-se do forte, que é tomado em 29 de dezembro pelos paraguaios.

A obra contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram substituídos por réplicas com iluminação moderna.

O investimento para restauração do local foi de R$ 247 mil, fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.

SEGURANÇA

No Beco também funciona o projeto de uma Base Integrada do Centro Histórico, que executa ações para garantir a proteção do patrimônio histórico na região e também oferece serviços de saúde e acolhimento à população em situação de rua. O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade Urbana e também terá o apoio da Polícia Militar.

A rua também é sede de uma das lojas da Associação Homens e Mulheres de Fibras, formada por cerca de 300 artesãos da capital. O espaço foi concedido pela Prefeitura de Cuiabá para comercialização de peças artesanais em tecido, jornal, vidro e madeira, com temáticas que permeiam a cuiabania e cultura mato-grossense. Todo o dinheiro da venda fica para os artesãos, que arcam apenas com os custos de manutenção do local, sem cobrança de aluguel.

SERVIÇO

O que: Arte no Beco – o espetáculo fixo “Luz Candeeiro” e apresentação musical “Em Cantos de Mulheres”

Quando: quinta-feira (17), a partir das 19h

Onde: Beco do Candeeiro – Centro Histórico de Cuiabá

O que: Arte no Beco – apresentação musical “Mulheres do Samba”

Quando: sexta-feira (18), a partir das 19h

Onde: Beco do Candeeiro – Centro Histórico de Cuiabá

FONTE: Prefeitura de Cuiabá