Menor casal do mundo comemora 1ª dose da vacina contra Covid-19 em SP: ‘Aliviados’

Na última quinta-feira (10), o casal Paulo Gabriel, 35, e Katyucia Barros, 32, receberam a primeira dose da vacina britânica AstraZeneca contra a Covid-19.   Cinco anos atrás,...

Reprodução

Na última quinta-feira (10), o casal Paulo Gabriel, 35, e Katyucia Barros, 32, receberam a primeira dose da vacina britânica AstraZeneca contra a Covid-19.

 

Cinco anos atrás, o casal de Itapeva, no interior paulista, foi reconhecido pelo Guinness Book como o ‘menor casal do mundo‘.

De acordo com o portal ‘NE10’, eles fazem parte do grupo prioritário de pessoas com deficiência permanente, que começou a ser vacinado em São Paulo.

Paulo Gabriel, também conhecido como ‘Paulinho Gigante’, disse que ele e sua esposa são considerados do grupo de risco por causa do nanismo, um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura e desenvolvimento insuficiente dos ossos.

O nanismo de Paulo e Katyucia (eles medem menos de um metro de altura) acarretam alguns problemas de saúde, inclusive respiratórios.

Nova rotina em meio à pandemia

Desde o início do ano passado, quando a pandemia começou, o casal passou a adaptar a casa e a rotina para se prevenirem de qualquer possibilidade de contágio.

Dos dois, Paulo é o que mais tem medo de ser contaminado pelo vírus. Ele cita como motivo a necessidade de uma estrutura diferente na UTI para atender pessoas com nanismo, o que poderia dificultar uma internação.

“Tanto eu quanto a minha esposa, por nós estarmos classificados no grupo de risco, nós deixamos basicamente de viver. A gente não está saindo de casa, a gente está evitando ao máximo de receber familiares. Deus o livre nós pegarmos a Covid. A gente não sabe como essa doença vai reagir no nosso corpo”, contou.

Segundo o portal NE10, o casal recebeu a primeira dose da vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque São Jorge, na manhã desta quinta-feira (10).

“Nós tomamos a AstraZeneca. Agora vamos tomar a segunda dose em setembro. É 50% de alívio, já saiu metade do peso das nossas costas. E claro que, a partir de agora, como já estávamos tomando todos os cuidados, a gente vai continuar a mesma coisa porque a gente sabe que não é porque você foi vacinado que está 100% imune”, completou.

Fonte: NE10/ Razoes para acreditar