MT Escola forma segunda turma do curso superior de Tecnologia em Teatro

Um ciclo lindo e emocionante se encerra agora no mês de maio para os formandos do curso superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro. O...

Um ciclo lindo e emocionante se encerra agora no mês de maio para os formandos do curso superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro. O evento acontece na sexta-feira (14), em formato digital, e promete ser memorável, principalmente para essa equipe de jovens e professores que passaram por um ano cheio de desafios, mas muitas superações, decorrentes da pandemia de Covid-19.

“Com essa colação de grau forma-se mais uma turma para o mercado de trabalho, uma turma preparada com os melhores professores, melhores formadores, num projeto belíssimo que envolve a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, a Adaap, a UNEMAT e o Cena Onze. Os casamentos dessas entidades têm proporcionado a fomentação do mercado de trabalho e um produto de melhor qualidade ofertada em sociedade. Um sentimento para nós, que estamos nesse projeto desde o começo, é o de plenitude! Porque a gente vê que de fato as pessoas estão indo trabalhar, está tendo mercado de trabalho, grande parte dos projetos estão sendo aprovados nas leis de incentivo à cultura, nos editais, na Lei Aldir Blanc. Há um número muito grande de artistas nossos, que eram estudantes, que estão sendo beneficiados. Para nós é um motivo de muito orgulho e também muita alegria”, comenta Flávio José Ferreira, Diretor artístico da MT Escola de Teatro.

Este sentimento de dever cumprido é compartilhado por Agnaldo Rodrigues da Silva, Coordenador do curso superior de Tecnologia em Teatro da MT. “O Curso Superior de Tecnologia em Teatro é a concretização de um sonho de um grupo de profissionais que sempre atuou na cena cultural mato-grossense. A UNEMAT parabeniza a conclusão de mais uma turma em nível de graduação!”, revela.

Para Rodolfo García Vázquez, Coordenador pedagógico da MT Escola, essa segunda turma tem uma trajetória vitoriosa e admirável, pois foi necessário muita resiliência e amor à arte para manter-se forte em um cenário complexo como o atual no Brasil. “Essa turma da MT atravessou um período histórico extremamente complexo, cheio de desafios. A pandemia levou ao isolamento social e à suspensão de todas as atividades presenciais, o que seria vital para o teatro. No entanto, com muito esforço de todas e todos, conseguimos superar o isolamento através do ensino online. A coragem com que eles enfrentaram tais desafios diários, ao se recriar digitalmente como artistas e estudantes, foi inequívoca”.

Os estudantes – agora artistas graduados – orgulham-se do esforço e comprometimento ao longo dos anos da faculdade e confirmam que o curso é, independentemente de sua área de ênfase, gratificante e encantador.

“A experiência de poder fazer parte do processo de construção de cada trabalho artístico, desenvolvido nesses dois anos dentro da academia, foi de extrema riqueza e aprendizado. Enfrentamos obstáculos, nos permitimos trocar e respeitar as opiniões de cada artista envolvido no processo, pois a metodologia de criação colaborativa é complexa, intrigante e fascinante ao mesmo tempo.  O curso conseguiu atender às minhas expectativas, mesmo com as dificuldades que encontramos no percurso de migração para um teatro digital, em virtude da pandemia”, comenta Ronaldo José, graduando do Curso Superior de Tecnologia em Teatro, com ênfase em Produção Cultural.

O ensino é oferecido pela MT Escola de Teatro por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL-MT), o Cine Teatro Cuiabá, a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de Tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Serviço:

Evento: Colação de Grau Turma 2021 MT Escola de Teatro

Data: 14/05/2021 (Sexta-feira)

Horário: 19h de MT / 20h de SP

Link para o evento, via YouTube, aberto ao público

https://youtu.be/unU0ge_j9rU

Gratuito

 

Fonte: Assessoria