Secretaria de Saúde e UFMT desenvolvem material educativo para crianças sobre coronavírus e vacinação

Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do projeto “Intersaúde na Escola”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu, desde o ano de 2020,...

Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do projeto “Intersaúde na Escola”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu, desde o ano de 2020, materiais educativos voltados para o público infantil sobre o coronavírus e, mais recentemente a respeito da vacina contra a covid-19. O material está disponível para que pais, educadores e demais interessados utilizem, de forma totalmente gratuita.

A enfermeira Susi Costa, que atualmente trabalha como apoio técnico à Saúde da Criança, conta que ela e outros servidores da SMS atuam como monitores no Programa de Educação Tutorial (PET) Criança e Adolescente, na UFMT, desde 2019. Com a chegada da pandemia, decidiram abordar o tema com os universitários.

“Foi proposto fazer uma cartilha que falasse de forma rápida e objetiva, direcionada aos pais e professores e às crianças, porque a gente precisa produzir materiais de interesse público. No início, a universidade imprimiu alguns exemplares, que foram doados para a Secretaria Municipal Assistência Social e distribuídos no programa Siminina. Foi uma experiência interessante porque cada profissional coloca sua visão sobre o tema abordado, por exemplo, a Psicologia, a Enfermagem, a Educação Física, a Medicina. Cada um tem o seu olhar particular, mas que se convergem e todos contribuem de forma a fazer um material rico e completo, que era o objetivo do curso”, explica a servidora.

O primeiro material produzido pelos alunos da UFMT, sob tutoria dos professores e dos servidores da Secretaria de Saúde foi a história em quadrinhos “Guardiões da Saúde – Combate ao Coronavírus”, que traz, de forma bastante lúdica e colorida, a história de três personagens infantis (dois meninos e uma menina) que vivem uma vida normal, mas, ao chamado de qualquer criança, se transformam em super-heróis e vão ao encontro para salvar através de uma arma fundamental contra o coronavírus: a informação. A partir daí, o HQ ilustra o que é o coronavírus, o que ele causa, como se prevenir, como é a forma correta de lavar as mãos, como fazer o distanciamento social, dicas de como se divertir em casa para não precisar sair e se expor ao vírus. À medida que a conscientização das crianças é feita, mais guardiões da saúde surgem e os casos de covid-19 no mundo vão diminuindo.

Além do HQ, também foi produzida uma cartilha sobre os Direitos da Criança e do Adolescente no contexto da pandemia, que aborda os diretos de estar informado, à educação, à alimentação, à assistência em saúde, à saúde emocional, à cultura de paz e a viver em um ambiente seguro. Ainda foi elaborada uma cartilha rápida com informações resumidas sobre a covid-19 e com um campo para colorir. Mais recentemente, com o início da vacinação contra o coronavírus, o grupo de estudos também produziu uma cartilha que explica, de forma lúdica, o que são as vacinas, como agem, quais os efeitos desejados e adversos e dá dicas aos pais e educadores de como preparar a criança para a vacinação, visando acabar com o medo que muitas sentem.

 

Reprodução: Prefeitura de Cuiabá