Cientistas criam exame de sangue inovador que pode detectar depressão e transtorno bipolar

Os avanços na Medicina têm acontecido em uma velocidade tão rápida, que cientistas da Universidade de Medicina de Indiana (EUA) desenvolveram um inovador exame de sangue capaz de detectar...

Os avanços na Medicina têm acontecido em uma velocidade tão rápida, que cientistas da Universidade de Medicina de Indiana (EUA) desenvolveram um inovador exame de sangue capaz de detectar se uma pessoa tem ou terá depressão e transtorno bipolar.

Chamado de Medicina de Precisão, os pesquisadores passaram 4 anos focados no desenvolvimento deste exame, com o objetivo de mudar o processo ambíguo e muitas vezes longo de obter um diagnóstico de saúde mental.

Liderados pelo professor Alexander B. Niculescu, da área de psiquiatria da IU School of Medicine, mais de 300 voluntários participaram do estudo.

frascos de sangue exame
Foto: Unsplash

Esta não é a primeira vez que o professor se dedicou à Medicina de Precisão, que trabalha a partir dos biomarcadores sanguíneos para fazer um diagnóstico mais preciso. Ele também já havia descoberto que um simples exame de sangue é capaz de sinalizar pensamentos suicidas e a doença de Alzheimer.

Segundo ele, o exame possui um papel importante na luta contra o estigma da saúde mental, à medida que muita gente continua rejeitando os transtornos mentais, afirmando que eles são frescura ou invenções criada pelo paciente.

Assim, o teste consegue avaliar padrões cognitivos relativamente subjetivos e prova que distúrbios mentais também são doenças dignas de tratamento médico.

Biomarcadores sanguíneos

Os biomarcadores indicam a ocorrência de uma determinada função normal ou patológica de um organismo ou uma resposta a um agente farmacológico. Eles são usados, principalmente, para o diagnóstico ou para identificar riscos de ocorrência de uma doença em um paciente.

Já os biomarcadores sanguíneos são uma característica natural do sangue e dão sinais a respeito da saúde de um ser humano.

Ao ser questionado, Niculescu reafirmou a importância da Medicina de Precisão para salvar vidas e modernizar o tratamento de doenças mentais.

“Este estudo representa um resultado do estado da arte atual de nossos esforços. Isso faz parte do nosso esforço para trazer a psiquiatria do século 19 para o século 21”, explicou.

mulher faz exame de sangue
Foto: Unsplash

Como funciona o exame

Por meio deste estudo, os pesquisadores encontraram 26 biomarcadores capazes de sinalizar o estado de espírito atual de uma pessoa, assim como a probabilidade de desenvolver depressão, transtorno bipolar ou outras doenças mentais no futuro.

O exame de sangue é composto de biomarcadores de RNA, que revelam o quão grave é a depressão de um paciente. Além disso, também é capaz de provar se o paciente pode ter depressão grave no futuro e risco de transtorno bipolar.

Por Razões Para Acreditar com Open Access Government