Contos do Mato chega à sua 4ª edição em formato virtual

Totalmente adaptado para o período pandêmico que estamos vivendo, o Contos do Mato, chega à sua 4ª Edição utilizando 100% do ambiente virtual, para levar ao público as...

Totalmente adaptado para o período pandêmico que estamos vivendo, o Contos do Mato, chega à sua 4ª Edição utilizando 100% do ambiente virtual, para levar ao público as atrações que se iniciam no dia 20 de abril e seguem até o dia 24 de abril de 2021. O 4º Contos do Mato Web Festival, faz parte de uma série de projetos aprovados pelo Edital 05/20 Circuito de Mostras e Festivais – Lei Aldir Blanc pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Na programação, lançamento de livros, encontro com autores, palestras, espetáculos narrativos, workshop e a tradicional maratona de histórias. Como nos anos anteriores, o evento reúne profissionais de todo o país. O lançamento de livros acontece no dia  20/Abril/2021 – Terça-feira, às 19h (Horário De Cuiabá-MT). Participam os escritores de Mato Grosso Solange de Oliveira Santos , João Luiz do Couto, Iolanda Garcia, Lucas Budoia, Neide Silva, Paty Wolff, Flávio Henrique e Maria Claro. As obras que serão lançadas poderão ser conferidas no site do evento (https://contosdomato.com.br/lancamento-de-livros/). Na sequência, às 20h, Kiusam de Oliveira – (SP), autora do livro O Mundo no Black Power de Tayó, elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo em direitos humanos, pela ONU, realiza a palestra “Literatura que salva”.

Já o encontro com autores, será composto por 3 sessões com importantes nomes da nossa cultura mato-grossense. O primeiro acontece no dia 21 de abril, às 20h (horário de Cuiabá-MT) e leva o nome “A  Literatura como Espaço de Expressão da Mulher:  Suas Lutas e Conquistas” e será mediado por Caio Ribeiro, com participação de Marli Walker que é poeta, escritora e professora; Divanize Carbonieri,  doutora em Letras, poeta, escritora e professora da UFMT  e a escritora e professora de Literatura da UNEMAT, Marta Cocco. No dia 22 de abril, também às 20h, Caio Ribeiro media a mesa “Autores Multipotenciais: Como Essas Influências Interferem Na Escrita E Processo Criativo”, com a escritora Janete Manacá; a professora, atriz e escritora Juçara Naccioli e o ilustrador e professor, Marcelo Velasco. Encerrando o ciclo, no dia 23 de abril às 20h, “Literatura Indígena: Da Narrativa Oral para os Livros”, com mediação de Maria Anarrory, do escritor Luciano Ariabô Kezo, da idealizadora da Pachamama Editora Aline Pachamama e da escritora Eliane Potiguara.

Espetáculos narrativos, Maratonas de histórias, Oficinão e workshop

Para quem quer aprender ou aperfeiçoar a arte de contar histórias, o 4º Contos do Mato oferece diversas oportunidades, todas gratuitas. As atividades contam com Certificado com carga horária  6h e as  vagas são limitadas, com inscrições iniciando em 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil), através de link disponibilizado no site. Todos os oficinões e o workshop ocorrerão no sábado, 24 de abril das 8h às 12h e das 18h às 20h, respectivamente. São eles: Oralidades Afro-Diaspóricas: Literatura e Construção de Identidade Cultural, ministrado por Mafuane Oliveira (SP); Ideias na Cabeça e Livros nas Mãos, facilitado por Vanessa Meriqui (SP);  Contar e Ler Histórias para Bebês e Crianças Pequenas, conduzido por Ivani Magalhães  (SP); A Performance do Contador de Histórias com Fernanda Marimon (MT) e o Workshop: como contar histórias utilizando recursos sonoros, com Alicce Oliveira.

Os espetáculos narrativos acontecem nos dias 21, 22 e 23 de abril e podem ser acessados no facebook e youtube do evento ou Link no site, já que serão apresentações online, com  tradução em libras e acesso gratuíto ao público. Após o espetáculo/oficina o grupo realizará um bate-papo ao vivo com o público conectado nas redes sociais. Estela Ceregatti E Jhon Stuart (MT) apresentam “O rouxinol do imperador” e a Micro Oficina: “A Música Como Condutora de uma História’. Aretha Sadick (SP) traz para o evento “As Grandes Mães Africanas No Brasil – Iemanjá, Oxum e Nanã” e a Micro-Oficina: “O Sabor Da Palavra”. “Encantados das águas” é o nome da apresentação que Linete Matias (AL) fará, seguida da micro-oficina Conta-te!.
A indígena do povo Puri, Aline Pachamama, traz para o Contos do Mato “Ponan – a toca da onça”, acompanhada da micro oficina Porangos, Porangas, Cabeça e Ponan.  A Cia Arte Raiz (SP) realiza a contação de história em libras de “A garota silenciosa”, junto da micro oficina: “Brincadeiras Musicais Bilíngues”. “Ninho De Mafagafos” é a apresentação realizada pela   Cia Mafagafos (SC), que será realizada junto à micro-oficina Livro à Mão. Por fim, a maratona de histórias encerra as atividades no sábado, 24 de abril a partir das 16h de Cuiabá – MT. Participam os artistas Juliana Graziela (MT), João Luiz do Couto (MT), Everton Britto (MT), Fernanda Marimon (MT), Débora Vecchi (MT) e o Teatro Fúria (MT).

Serviço:

O que: 4º Contos do Mato Web Festival,
Quando: 20 a 24 de abril de 2021
Onde: Página do facebook e canal do youtube Contos do Mato;
Programação: https://contosdomato.com.br/
Informações:
Inscrições para o Oficinão do Conto e Workshop:  No Site , dia 18 de abril (dia Nacional do Livro Infantil)

 

 

 

 

Por Assessoria