Artista de Mato Grosso é selecionado para Festival de Dramaturgia em São Paulo

Túlio Paniago é jornalista e recém-graduado pela MT Escola de Teatro A Cia de Teatro Os Satyros, com sede em São Paulo, organiza, de 26 a 28 de março, o...

Túlio Paniago é jornalista e recém-graduado pela MT Escola de Teatro

A Cia de Teatro Os Satyros, com sede em São Paulo, organiza, de 26 a 28 de março, o Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento. Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, cofundadores do grupo, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem textos inéditos especialmente para o evento, que será digital.

Um dos autores selecionados é o jornalista Túlio Paniago, recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro, oferecido em Cuiabá por meio de uma parceria entre a instituição, a Associação Cultural Cena Onze, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O goiano, que completa 30 anos na estreia do festival, estudou jornalismo na UFMT e Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo; tendo retornado a Mato Grosso em 2019, quando ingressou na MT Escola.

Seus textos logo chamaram a atenção, em especial a peça “Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia” – recém apresentada na III Mostra online da MT Escola de Teatro e que lhe rendeu o convite para escrever uma dramaturgia inédita para o festival.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, explica Túlio.

É assim que surge a peça “Exóticos”, que aborda diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral no estado do centro-oeste brasileiro. Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será feita por artistas recém-formados na MT Escola. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, comemora Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Serviço

Evento gratuito: Peça Exóticos, no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento

Data e horário: 27/03 (sábado) às 17h (Horário de Mato Grosso)

Local: Espaço Digital dos Satyros – plataforma  Sympla

https://www.sympla.com.br/produtor/espacodigitaldossatyros

Classificação indicativa: 16 anos

Ficha Técnica:

Direção: Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato

Dramaturgia: Túlio Paniago

Elenco: Fabíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira

Cenografia: Débora Cometti e Robson Oliveira

Iluminação: Xico Macedo.

Sonoplastia: Carlos Awire

Produção: Gustavo Teixeira

Sinopse

Exótico vem do grego Exótikós, que significa “alguém de fora, estrangeiro”. Já a palavra “estrangeiro” deriva do francês arcaico Estrangier, que por sua vez se origina do latim Extraneus(estranho). A conotação de exótico, portanto, está relacionada à ideia de estranhamento, de algo ou alguém que eu não posso compreender justamente por ser alheio a mim. Este termo é frequentemente usado em contextos artísticos. Mas, afinal, o que seria artisticamente exótico?

Por Assessoria