Internautas se mobilizam para ajudar catador idoso que criou seu próprio pegador de latinhas para se proteger da Covid-19

Criatividade e necessidade andam lado a lado na vida de Erivaldo Calixto, 63 anos. O idoso, de Olinda (PE), inventou um dispositivo com canos de PVC que permite catar...

Criatividade e necessidade andam lado a lado na vida de Erivaldo Calixto, 63 anos. O idoso, de Olinda (PE), inventou um dispositivo com canos de PVC que permite catar latinhas sem ser preciso encostar nelas.

A simples engenhosidade de Erivaldo fez chamou nossa atenção e lançamos uma vaquinha na VOAA para ajudar o idoso e sua esposa, que passam dificuldades em casa.

Tempos difíceis

Seu Calixto recolhe materiais recicláveis há cerca de cinco anos como forma de complementar a renda. Recebendo um salário mínimo de aposentadoria e com a esposa doente, o idoso busca levar o básico para dentro de casa.

“Eu só saio para fazer isso, porque a gente precisa mesmo, sabe? Com esse dinheiro consigo comprar uma mistura, um remédio, um ovo”, conta seu Calixto.

Seu Calixto construiu apetrecho para catar latinhas
Seu Calixto desenvolveu mecanismo para catar latinhas sem encostar nelas por causa do medo de contrair o novo coronavírus. Montagem: Razões Para Acreditar

De acordo com o idoso, ele pedala por volta de 30 km diariamente catando latinhas. Durante a pandemia, seu Calixto ainda acaba se expondo ao novo coronavírus, motivo pelo qual projetou o catador de latinhas com canos de PVC.

Com o dinheiro da vaquinha, pretende levar sustento para dentro de casa durante a pandemia. Após, o idoso pensa em usar parte do valor arrecadado para comprar um carro que facilite seu trabalho como catador.

Fonte: Razões para acreditar